“Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem do caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma, mas eles dizem: Não escutaremos.” – Jeremias 6.16

Tempo de isolamento deve ser também tempo de reflexão. Privados de sair, de correr com os afazeres do dia a dia, temos a oportunidade ímpar de usar melhor o tempo que o Senhor nos dá. Há os que podem exercer atividades mesmo em casa; outros, sem ter esta oportunidade, gastam a maior parte do tempo buscando entretimentos, mesmo que saudáveis, esquecidos de que o melhor uso do tempo disponível pode e deve ser para o que é a prioridade das prioridades.

Em tempo normal, no curso de nossa vida, com tudo que a modernidade nos tem a oferecer, o corre-corre do dia a dia faz parecer que o dia é curto demais para conseguir realizar tudo que gostaríamos. Em tempo de quarentena, podemos ou devemos mesmo buscar o prioritário: cada um de nós a sós com Deus.

Certamente, todos nós, servos de Jesus Cristo, conhecemos a Deus pela Sua Palavra (lida, ouvida, meditada, pregada e pela experiência pessoal), mas é certo que precisamos conhecê-Lo melhor. Examinando todos os ensinos bíblicos e refletindo em nossa experiência de vida cristã desde que fomos salvos por Cristo, será saudável parar e perguntar pelas veredas antigas (tudo que a Bíblia mostra que Deus quer de nós) para saber “qual é o bom caminho”. A modernidade, com o avanço da ciência e tecnologia, tem levado o ser humano a um novo estilo de vida que nem sempre é o melhor ou aquele que o Senhor requer dele. Temos um livro antigo, mas moderno. Ao mesmo tempo que apresenta os diversos estilos de vida, mostra quais os condenados pelo Senhor e qual é realmente o bom caminho.

Me converti a Jesus Cristo no início da década de 1950, sendo ainda adolescente. Agora, já na velhice, posso notar a necessidade real de mais seriedade e comprometimento com Deus diante da sociedade em que vivemos. Nós fomos salvos com a missão nobre de representar o Deus verdadeiro, o seu querer e o seu poder neste mundo rebelde contra Ele. Precisamos assumir, publicamente, nossa missão de testemunhas de Jesus Cristo. Não devemos ser agentes secretos do Reino de Deus. Não pode haver hipocrisia em nossa vida. O que os homens veem em nossa vida deve retratar o que somos interiormente. Deus vê o que somos interiormente e o que mostramos ao mundo. Devemos ter em mente que passamos pela vida terrena, sabendo que a vida verdadeira virá após esta.

Lembremo-nos de que “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hebreus 13.8) e “Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso, vós, filhos de Jacó, não sois consumidos” (Malaquias 3.6). Em nosso Deus, “não há mudança nem sombra de variação” (Tiago 1.17 f). A mensagem de Deus, por meio de Jeremias, nos traz uma exortação que deve levar-nos a considerar qual o melhor estilo de vida para o cristão: o verdadeiro bom caminho, analisando “as veredas antigas” (as estabelecidas nas páginas bíblicas) ou “aparente bom caminho” (estabelecido pela sociedade em que vivemos).

Pr. Miguel Horvath

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles