“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.” – Colossenses 3.1 e 2
A história da igreja nos conta dos três grandes Capadócios, os quais viveram no século IV e dedicaram a vida para a reflexão teológica. Eles contribuíram bastante para o pensamento cristão, inclusive no Concílio de Nicéia. Eram eles: Basílio de Cesaréia, seu irmão Gregório de Nissa e Gregório de Nazianzo. Esse último se queixava de que era incapaz de levar um sapato para o conserto sem pensar na doutrina da Trindade e se ver em algum debate sobre ela.
Esse tipo de testemunho é curioso. Especialmente hoje, quando acordamos já com o horário calculado (ou atrasado), tomamos café rapidamente, saímos para trabalhar ou estudar, temos diversos assuntos para resolver, e a noite já caiu sem que percebêssemos. E não dedicamos mais do que cinco pensamentos para Deus, mais do que cinco minutos em oração, mais do que cinco motivos para agradecer.
Se o pensamento em Deus e a reflexão nos valores celestiais não permearem o nosso cotidiano, teremos uma só certeza: nosso dia foi simplesmente desperdiçado.
Pr. Bruno Ruggeri