O pecado é uma realidade no mundo desde a transgressão de Adão e Eva, no Jardim do Éden. Só Deus tem a solução para o problema do pecado, por meio do sangue purificador da JESUS CRISTO (I João 1.7, 9).
É preciso entender o que é pecado. “Pecado é o estado mau da alma ou personalidade” (Langston). Podemos também definir por pecado tudo o que contraria a vontade de Deus ou seus ensinos. O pecado é interior, mas a sua exteriorização aparece nos atos e comportamentos dos homens.
A Bíblia declara que todos os homens são pecadores (Romanos 3.23) e que o salário do pecado é a morte – física e espiritual – (Romanos 6.23). O salvo por Jesus Cristo ainda peca, mas não vive em estado de pecado. Isso ocorre porque, mesmo regenerado por Cristo, ainda há uma natureza carnal ao lado da espiritual, recebida quando entregou a sua vida a Jesus (Romanos 7.19 – 25).
Para uma vida vitoriosa sobre o pecado, o crente precisa tomar o firme propósito de buscar uma vida de santidade, reconhecer que é frágil para vencer o pecado sem o poder do Espírito Santo e lutar contra todas as tendências pecaminosas. Para tanto, é necessário afastar-se de situações, práticas ou conversas que levem ao erro e aprofundar-se cada vez mais nos ensinos bíblicos, pela leitura diária, meditação e oração. São os momentos de comunhão com Deus e de busca para saber se realmente se está vivendo de acordo com a Sua vontade: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Salmos 139.23 e 24).
Lembremo-nos de que pecado é pecado, ainda que consideremos alguns mais graves que outros. Não podemos ser tolerantes com qualquer um deles. Ao tomarmos consciência de que cometemos algum pecado, precisamos agir como ensina o apóstolo João: “Confessar o nosso pecado, pois Deus é fiel e justo para perdoar o nosso pecado e nos purificar de toda a injustiça” (I João 1.9).
Pr. Miguel Horvath