Certa vez, Jesus convidou seus discípulos a atravessarem para o outro lado do Mar da Galiléia. No trajeto, aconteceu uma terrível tempestade, daquelas que até navegantes mais experientes imaginariam que não iriam sobreviver. Medo e pavor tomaram conta das pessoas que estavam no barco. Foram momentos de muita tensão! Alguém, porém, se deu conta de que o Senhor estava a bordo, na popa, e foi desesperadamente chamá-lo. Eles ainda não tinham uma noção clara de quem era o Ser que, em meio a tempestade, estava dormindo sobre um confortável travesseiro.
Então, Cristo, o Deus que se fez homem, simplesmente ordenou ao mar e aos ventos que se aquietassem, colocando, instantaneamente, um fim naquela situação de caos e desespero. Os discípulos, com toda admiração e espanto, perguntam entre si: “Quem é este que até o mar e vento lhe obedecem?” (Marcos 4.35-41).
Que experiência marcante! Aprenderam que há um Senhor que tem o controle sobre qualquer situação, inclusive das que parecem totalmente fora de controle. Nada escapa do seu comando, nem mesmo o mar, o vento ou qualquer outra coisa que cause insegurança ou desconforto. Nele, a gente pode confiar e descansar!
Depois disso, a visão dos discípulos sobre Jesus jamais foi a mesma, pois experiências como essa ampliam os horizontes e nos fazem ver Deus como realmente é, sem os efeitos da miopia própria de seres finitos e pecadores. Bela e comovente é a letra de um antigo hino:
“Tais águas não podem a nau tragar,
Que leva o Senhor, Rei do Céu e mar,
Pois todos ouvem o meu mandar:
Sossegai! – sossegai!
Convosco estou para vos salvar:
Sim, sossegai!”
Aproveitemos as tempestades que, subitamente, surgem em nossa vida para aprofundarmos a intimidade e o conhecimento de Deus, crescendo nEle, por Ele e para Ele!
Pr. Adarlei Martins