Tem muitas coisas que sabemos porque estudamos, e então, além de sabermos, também as conhecemos. Tem muitas coisas que sabemos porque alguém nos disse, e então, só sabemos.
Quando sabemos coisas porque alguém nos disse, corremos o risco de sabermos coisas que não são verdades, ou que sofreram adulterações. Dessa forma, além de só sabermos, sabemos errado e isso pode nos influenciar em várias esferas.
Lembre-se de Gênesis 3.8-11:
Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você?” Ele respondeu: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi”. E Deus perguntou: “Quem lhe disse que você estava nu?…
A nudez era um fato antes da queda (Gênesis 2.25), fato que não causava nenhum problema ou constrangimento. Mas agora, após a queda, a percepção da nudez traz vergonha e medo a ponto do primeiro casal se esconder.
O que me chama atenção é a pergunta do Senhor Deus ao homem: “Quem lhe disse que você estava nu?”. Embora o texto não diga, aposto que quem disse foi a serpente, o próprio diabo, e, tendo sido ele, a Bíblia o chama de pai da mentira (João 8.44). E se o primeiro casal acreditou em uma ou várias mentiras a respeito da nudez, tudo que lhe restava era se esconder.
Satanás continua contando mentiras por meio de pessoas, e nós continuamos propensos a acreditar nessas mentiras. Além disso, muitas vezes, até vivemos a partir delas. No final das contas, nos encontramos escondidos, com medo e vivendo uma vida distante do Senhor Deus.
A saída para essa confusão é confiarmos somente no que Deus diz a nós e sobre nós. E no que diz respeito ao outro, a saída é obedecermos a Deus sobre o que Ele diz que devemos fazer para apurar a verdade – comunicação direta, em amor, com o objetivo de ajudar o outro a crescer na verdade.
Meu desejo e oração é que sejamos uma igreja alicerçada na verdade, produzindo a verdade para glória de Deus.
Pr. Denis Araujo