Se a pergunta acima fosse direcionada a você a respeito de sua vida, qual seria a resposta? Não me refiro àquela resposta pronta e ensaiada do bom crente: “Deus está no comando”. Mas, sim, àquela do discípulo de Jesus, daquele que passa por dificuldades, enfrenta crises, é humilhado, perseguido, rejeitado, desprezado e continua confiando nas palavras do mestre, que dizem:
“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.” – Mateus 6.33 e 34
Quando confiamos, de fato, que Deus está no comando, o “portanto” é decisivo para nos livrar dos efeitos enfraquecedores da ansiedade.
Nossa insistência em continuar controlando todas as coisas exige que nunca desliguemos. Quando achamos que podemos controlar tudo, o tempo inteiro, precisamos estar conectados e alertas 24 horas por dia, 7 dias por semana, e isso é destruidor.
Que Deus nos ajude a fazermos escolhas e a seguirmos caminhos com sabedoria e coragem, decidindo, dia-a-dia, vivermos a partir dos valores do Reino de Deus.
Pastor Denis Araujo