Não sei exatamente se é um ditado popular, mas sempre ouvi a frase: “quem espera sempre alcança”. Obviamente, a frase é paradoxal, uma vez que quem está esperando não está se movendo. Logo, quem não se move não alcança.
Talvez a maioria concorde que o esperar é uma das posturas que mais exige de nós. Esperar exige paciência, perseverança, ânimo, força. Para mim a pior coisa do ato de esperar é estarmos, aparentemente, sozinhos. Nem sempre encontramos outras pessoas também esperando. Ao contrário, parece que todo mundo está passando, pegando sua onda, aproveitando a carona, embarcando, decolando, crescendo…
No entanto, o ato de esperar pode produzir em nós alguns frutos necessários para nossa caminhada com Cristo. Lemos nas escrituras sagradas:
“Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” – Isaías 40.29-31
Se for verdade que quem espera sempre alcança, as escrituras sinalizam o que certamente alcançaremos ao esperar no Senhor:
Espere ganhar novas forças dadas por Ele.
Espere melhorar sua visão olhando para Ele.
Espere ganhar mais energia conectado a Ele.
Espere solidificar sua perseverança estando nEle.
No final das contas, o “ditado” poderia ficar assim: “quem espera no Senhor sempre alcança”.
Que Deus nos ajude a esperarmos, confiantemente, nEle e para Glória dEle.
Pr. Denis Araujo