A palavra “mundo” tem, como muitos outros vocábulos, vários sentidos. MUNDO pode ser no sentido do universo, este mundo belo criado por Deus; pode significar também a humanidade, os seres humanos; pode ser sinônimo de Terra; ou, ainda, significar a sociedade em oposição a Deus. Nesta lição, iremos considerar o mundo neste último sentido.

Deus criou tudo perfeito, inclusive o planeta Terra e o homem. O mundo foi criado por Deus para refletir a Sua glória, mas com a desobediência do primeiro casal, o pecado entrou no mundo e o tornou maldito (Gênesis 3.17) – a partir dali, “o mundo inteiro jaz no Maligno” (I João 5.19). Jesus mesmo disse que o príncipe deste mundo é Satanás (João 12.31; 14.30; 16.10).

A atitude do mundo para com Deus é de oposição: não conhece a Deus Pai (I Coríntios 1.21); odeia a Deus Filho, Jesus Cristo (João 7.7; 15.18); e não pode receber o Espírito Santo.

O problema com o mundo é que se opõe a Deus e, sendo inimigo do Senhor, nos afasta Dele e nos leva ao inferno. O grande perigo é que o mundo procura atrair e seduzir com as falsas ilusões, como fez com Eva (Gênesis 3.1 – 6).

O apóstolo adverte: “Não ameis o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (I João 2.15). E explica por que não o devemos amar: “o que predomina no mundo: o desejo da carne, o desejo dos olhos e a soberba da vida” (v. 16).

O desejo da carne é o apetite das paixões carnais. Os apetites físicos em si mesmos não são pecaminosos, desde que sejam de acordo com os ensinos bíblicos. Todas as nossas ações glorificam a Deus quando seguem a orientação divina.

A concupiscência dos olhos é o desejo superficial que leva o ser humano a desejar tudo que é atraente aos seus olhos. Precisamos ter muito cuidado com o nosso olhar. Jesus disse que os olhos são a candeia do corpo e que deles dependem nossas ações (Mateus 6.22 e 23).

O terceiro problema do mundo é a soberba da vida, que pode ser entendida como o fato do homem não aceitar a dependência de Deus e agir como se fosse o dono de si. Precisamos de humildade para depender tão somente do Senhor e reconhecer que, sem Ele, nada somos e nada podemos. Cuidado com a falsa humildade.

O amor a Deus deve estar acima de tudo e de todos. O amor ao mundo traz falsa segurança. Tudo passa e vai passar. Amando a Deus, encontramos o caminho certo.

Pr. Miguel Horvath

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles