É importante que cada um de nós compreenda que tem uma função específica dentro do seu lar. No princípio, são dois os componentes do lar: marido e mulher, que devem aceitar o senhorio e liderança de Jesus Cristo em todos os seus relacionamentos. Um lar só pode ser verdadeiramente feliz se for obediente aos ensinos de Cristo. A esposa deve entender que o líder da família é o esposo (Efésios 5.22) e ser-lhe sujeita, como cada um de nós deve ser sujeito a Cristo. A tarefa do homem é amar a esposa como Cristo amou sua Igreja, estando disposto a qualquer sacrifício se necessário for (Efésios 5. 25 – 30).

Quando os filhos nascem, as responsabilidades aumentam. Os filhos são dádivas divinas entregues aos pais para que os instruam em um viver de acordo com os ensinos da Bíblia. Amá-los, orientá-los, discipliná-los, encorajá-los, educá-los. Não se esquecendo de que o exemplo de vida é mais importante que as palavras. Devem, em oração, entregá-los nas mãos do Senhor antes mesmo de nascerem e continuar orando por eles sempre.

Os filhos têm também deveres no lar. O primeiro passo é a obediência aos pais, que é o primeiro mandamento com promessa (Êxodo 20.12; Deuteronômio 5.16). Devem em tudo honrá-los e, na velhice, cuidar deles (Mateus 15. 4 – 6).

Temos também deveres para com aqueles que moram em nossos lares. Nossa influência como crentes em Cristo Jesus deve levá-los a ver a imagem do nosso Mestre em nossa vida.

Pr. Miguel Horvath

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles