“Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. Então me invocareis, e ireis e orareis e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. E serei achado de vós.” (Jeremias 29.11 – 14a).
Em meditações anteriores, vimos que o planejamento de nossa vida deve ser feito sempre na dependência do Senhor, conforme nos ensina Tiago 4.13 – 15. A pequena partícula condicional “se” deve estar sempre presente: Se o Senhor quiser, se for da vontade do Senhor. Se o planejamento for feito segundo nossa vontade pessoal, sua realização poderá não acontecer. A crise que estamos vivendo mostra claramente essa verdade. Todos os planejamentos feitos para 2020 foram cancelados ou adiados. Está provado que só há uma vontade Soberana, a de Deus. O Senhor, em Sua soberania, permite muitas coisas que não fazem parte da Sua vontade plena. Por exemplo, a vontade soberana de Deus para todos os homens é a salvação e plena felicidade. Por que isso nem sempre acontece? Porque Deus, em Sua soberania, concedeu aos homens o livre arbítrio, e, com o livre arbítrio, o homem tornou-se responsável pelas suas decisões.
Após essas considerações preliminares, voltemos ao nosso texto. Deus tem planos maravilhosos projetados para a vida de cada um de nós. Os planos de Deus são sempre de paz e visam o nosso bem. Os Seus planos são para dar esperança e um futuro melhor. Em toda a História Bíblica, constatamos como os planos do Senhor, apesar da rebeldia humana, sempre visavam o bem-estar do Seu povo. Paulo corrobora com o ensino de Jeremias: “E sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito.” (Romanos 8.28).
Se cremos assim, por que não buscamos sempre a vontade do Senhor em todas as nossas decisões? Cremos, de fato, que a vontade do Senhor é boa, agradável e perfeita? Reconhecemos que tudo em nossa vida depende de Deus? Cremos de fato que Deus nos ama e que, em todos os planos projetados para a nossa vida, visa dar-nos esperança e futuro melhor?
Qual a vontade de Deus para todos os homens, inclusive, para mim? Podemos considerar a vontade de Deus para todos os homens, depois a vontade particular para cada um de nós. A Bíblia revela, claramente, o que Deus deseja de todos os homens, sem exceção alguma: que todos os homens sejam salvos. Depois, para os que aceitaram o Seu plano de salvação, a Sua vontade geral é a santificação em seu sentido restrito e amplo.
E como saber a Sua vontade para a vida pessoal de cada um? Para descobrir isso, precisamos conhecer o que a Bíblia ensina sobre a vida dos Seus servos. Meditação sobre esses ensinos e oração sincera diante do Senhor. Ainda mais, como salvos, temos habitado em nós o Espírito Santo, que, mesmo sem dizer palavras audíveis, traz revelações ao coração por meio de textos bíblicos, pregações, acontecimentos e sentimentos em nosso interior que revelam o que Deus deseja da vida de cada um de nós.
Para que conheçamos a vontade do Senhor para a nossa vida pessoal (e familiar também) é preciso haver obediência. À medida que sabemos o que Senhor deseja, precisamos fazer tal coisa; a seguir Ele irá mostrando os outros passos a serem dados. Como a revelação bíblica foi progressiva, assim também a vontade divina em nossa vida vai sendo revelada após seguirmos o que Ele já nos mostrou.
Pr. Miguel Horvath