O inimigo de nossa alma não se cansa em seu desejo de enganar os que pertencem a Deus, desde o sucesso que obteve ao tentar Eva. As suas formas de agir vão mudando, mas o propósito é o mesmo: afastar os fiéis da fidelidade a Deus.

O apóstolo Paulo alerta os irmãos de Corinto sobre as artimanhas de Satanás: “E não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. Portanto, não surpreende que também os seus servos se disfarcem de servos da justiça. O fim deles será de acordo com as suas obras” (II Coríntioa 11.14 e 15). O apóstolo João adverte solenemente: “Amados, não acrediteis em qualquer espírito, mas provai se os espíritos provêm de Deus, porque muitos falsos mestres têm saído pelo mundo” (I João 4.1). A Bíblia Viva traduz este mesmo versículo assim: “Meus queridos amigos, não creiam sempre em tudo o que vocês ouvem, só porque alguém diz que é uma mensagem de Deus: examinem primeiro, para ver se realmente é; porque há muitos falsos mestres por aí”.

A proliferação de falsos profetas (sejam intitulados pastores, bispos, apóstolos, missionários, ou qualquer outro) é uma realidade visível em nossos dias, como era no passado. Precisamos de discernimento para reconhecê-los, pois aparentam e autoproclamam-se como verdadeiras atalaias do Senhor.

Como discernir entre o verdadeiro e o falso? Devemos ORAR, pedindo sabedoria ao nosso Deus eterno. Só com sabedoria podemos discernir para decidir. Por isso, devemos,, pedir sabedoria a Deus que nos dará, como Tiago (Tiago 1.5) e Salomão (I Reis 4.29). O processo de discernir deve ser fundamentado na oração, sem desprezar o uso da lógica, da imaginação e da emoção, mas sempre em harmonia com Deus, por meio da oração e do conhecimento da Palavra (Bíblia Sagrada – Bom Dia).

Devemos lembrar dos irmãos de Bereia, que, ao receberem a mensagem pregada por Paulo sobre Jesus Cristo, examinaram as Escrituras diariamente para verem se as coisas eram, de fato, como ele dizia (Atos 17.11).
Hoje, uma minoria dos crentes lê e estuda a Bíblia diariamente. Com conhecimento profundo da Bíblia, oração e orientação do Espírito Santo, que habita em nós, podemos discernir, com segurança, a origem dos espíritos.

Pr. Miguel Horvath

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles