O ser humano, diante de suas necessidades, sempre clama a um deus esperando a solução para aquela situação. Quando Jonas tencionava fugir de Deus, desceu a Jope, achou um navio que ia para Tarsis, pagou a sua passagem e embarcou nele. Deus enviou uma tempestade terrível, trazendo perigo de naufrágio. “Os marinheiros tiveram tanto medo que cada um clamou ao seu deus. Jonas é acordado pelo capitão do navio e exortado a clamar ao seu deus” (Jonas 1.3 – 6). Eles criam que havia muitos deuses e cada um deveria clamar ao seu deus, para que um deles os acudisse.

No tempo do profeta Elias, o povo judeu, que recebera a revelação direta do Senhor de que só havia um único Deus e que só Ele deveria ser adorado, se desviou e adorava e buscava a outros deuses. O profeta Elias lançou um desafio diante do povo para provar qual é o Deus verdadeiro. Ele e os falsos profetas deveriam oferecer um novilho em sacrifício, cada um ao seu “deus”, mas não deveriam colocar fogo na lenha. Cada um deveria clamar ao seu deus para enviar fogo e queimar o sacrifício. Os falsos profetas clamaram em vão. Não houve resposta alguma. Elias clamou ao seu (e nosso) Deus e a resposta foi imediata: o fogo caiu do céu e consumiu todo o holocausto. O povo reconheceu que havia um só Deus: “Só o Senhor é Deus, só o Senhor é Deus” (I Reis 18.21 – 39). Ainda hoje há os que creem em outros deuses que não o Senhor – e mesmo entre os que dizem crer num só Deus, fazem preces não somente ao Senhor Deus.

Na verdade, há só um Deus. Todos os outros são deuses criados pelos homens. Eis o que o apostolo Paulo disse: “ainda que existam supostamente deuses, seja no céu, seja na terra (assim como há muitos deuses e muitos senhores), no entanto, para nós há um só Deus, o Pai, de quem todas as coisas procedem e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual todas as coisas existem e por meio de quem também existimos” (I Coríntios 8.5 e 6).

Pelas considerações feitas, temos a primeira grande razão por que devemos orar somente a Deus. Ele é o único Deus verdadeiro e Senhor de tudo e de todas as coisas. Fora do Senhor, não há nenhum deus real. Só existem na mente dos que desconhecem o ensino bíblico ou que não creem na Bíblia. Ainda hoje, há nações e povos que adoram e oram a deuses imaginários.

Uma segunda razão para que as orações sejam feitas diretamente a Deus é porque só há um intermediário entre Deus e os homens. Antes do sacrifício vicário de Jesus Cristo, não havia um intermediário eficaz para levar o homem diretamente a Deus: “Não existe um árbitro que tenha o poder de decidir esta questão entre nós dois” (Jó 9.33 BKJ). O sacerdote era o intermediário que levava os homens a Deus, fazendo o sacrifício de animais para o perdão dos seus pecados. O profeta trazia a mensagem de Deus aos homens. Jesus Cristo veio para ser o mediador entre Deus o os homens. Ele, sendo Deus e homem ao mesmo tempo, voluntariamente, se ofereceu para ser o canal de mediação entre Deus e os homens, pagando um preço elevado para isso (tomou sobre si os nossos pecados, na Cruz do Calvário). Por essa razão, Ele tornou-se o único intermediário: “Porque há um só Deus e um só Mediador entre os homens, Cristo Jesus, homem.” (I Timóteo 2.5). Mais ninguém pode nos levar a Deus a não ser Jesus Cristo.

Uma terceira razão por que as nossas orações só devem ser dirigidas a Deus é porque só Ele tem os atributos (capacitação) de onisciência (saber de todas as coisas do ontem, do hoje e do amanhã), de onipresença (estar presente ao mesmo tempo em todos os lugares) e de onipotência (poder todas as coisas; para Ele não existe o impossível). Ninguém mais tem estes atributos: anjos, potestades, demônios, seres humanos vivos ou que já passaram pela morte. O homem, com todo o progresso científico e tecnológico, não sabe tudo e nem tem poder para resolver todos os problemas. Os homens só avançarão em saber e poder até onde Deus permitir. Basta lembrar da torre de Babel. Com um simples ato (confundir a linguagem deles), Deus acabou com o ambicioso plano que tiveram (Gênesis 11.1 – 9). Só Deus pode ouvir e atender ao homem em qualquer lugar da terra porque só Ele é onipresente e onisciente. Toda a oração feita a qualquer outro deus, a qualquer santo tem o mesmo efeito dos clamores feitos pelos profetas de Baal. Nenhuma resposta. Se houver alguma resposta será do inimigo para enganar os incrédulos.

Finalmente, as orações devem ser feitas diretamente a Deus Pai, em nome de Jesus Cristo, porque Ele mesmo assim ensinou: “E eu farei tudo o que pedirdes em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei” (João 14.13 e 14). Se essa é a ordem de Jesus, obedeçamos orando sempre só ao Deus Pai em nome de Jesus.

Pr. Miguel Horvath

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles