O estudo da segunda carta de Pedro é muito oportuno porque, hoje, há muito mais heresias do que no primeiro século da era cristã. As advertências do apóstolo, que eram para mostrar como as heresias surgidas estavam pervertendo o autêntico cristianismo, são válidas e preciosas para que não sejamos enganados com os falsos ensinos.
Ele lembra que sempre houve falsos profetas e que, entre eles, também surgiriam falsos mestres, que encobertamente introduziriam heresias destruidoras (2.1). Com a aproximação do fim dos tempos é preciso que estejamos atentos para não sermos iludidos com os falsos pregadores que, com a Bíblia na mão, distorcem os verdadeiros ensinos bíblicos.
Infelizmente, o panorama que vemos hoje em boa parte das igrejas que têm o nome de “cristãs” ou mesmo de “evangélicas” não é de fidelidade aos ensinos e práticas apresentadas na Bíblia. Por isso, é necessário que cada crente busque alcançar a maturidade cristã como Paulo ensina em Efésios 4. 11 – 16. O descuido com relação ao crescer e conhecer mais da fé têm levado igrejas e crentes à pobreza espiritual. Por isso, os falsos mestres encontram tanta facilidade em propagar as suas heresias.
Há grande número de líderes religiosos falsos e mal-intencionados em nossos dias. Por meio do rádio, da televisão e de outros meios de comunicação, procuram atrair os crentes subnutridos na doutrina bíblica.
Por essa razão, há necessidade de lermos, diariamente, a Bíblia, procurando conhecer plenamente os seus ensinos. Qualquer pregação ou ensino deve ser verificado se está de fato de acordo com o que a Bíblia diz.