Altar, no Velho Testamento, era o local em que se ofereciam sacrifícios a Deus.  Era ali que o homem trazia ao Senhor suas oferendas. No Novo Testamento, o altar é como uma consagração profunda e integral de nossa vida ao Senhor (Romanos 12.1 e 2). As experiências de Jacó devem lembrar-nos de que precisamos conhecer Deus mais profundamente a partir de nossa conversão a Cristo.

Jacó levantou altares que eram como marcas de suas experiências maravilhosas com Deus. O primeiro altar que Jacó erigiu foi em Betel (Gênesis 28.18 – 22). Ainda não tinha conhecimento pessoal com Deus. Conhecia ao Senhor como o Deus de seus pais. Tinha uma visão limitada da grandeza divina.  Descobriu que Deus estava em todos os lugares. Ninguém podia fugir dos olhares do Senhor. Fez voto de fidelidade a Deus e promessa de servi-Lo. O nosso primeiro ato de consagração deve ser a entrega total a Cristo. O reconhecimento de que somos pecadores, precisamos de perdão e que só o sangue de Jesus Cristo pode fazer isso, pois Ele morreu na cruz do calvário em nosso lugar.

O segundo altar de Jacó foi de reconciliação. Nessa experiência, ele reconheceu que era necessária a reconciliação com seu irmão, a quem havia enganado. Nós também temos que reconhecer que, para se ter perfeita comunhão com Deus (Mateus 5.23 – 26), há necessidade de perdoarmos àqueles com quem temos qualquer problema. A bênção do Senhor só virá quando tivermos plena comunhão com Deus e procurarmos estar em paz com todos no que depender de nós (Romanos 12.18). Não podemos abrigar em nosso coração raízes de amargura.

O terceiro altar foi de reconsagração ao Senhor (Gênesis 35), quando renovou sua aliança com Deus. Jacó chamou toda a família para tirar todos os deuses estranhos, para se purificarem e, assim, servirem ao Senhor. A revisão de vida, abandono de tudo que não é da vontade de Deus. Dedicação maior ao Senhor.  Muitas vezes acumulamos ídolos em nossa vida com o que o mundo oferece, tomando o lugar do verdadeiro Deus. Uma volta ao primeiro amor (Apocalipse 2.4).

Pr. Miguel Horvath

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles