Em I Reis 18. 3, surge a figura de Obadias, mordomo do rei Acabe e muito temente a Deus. Acabe era um rei perverso e idólatra, mas, mesmo assim, tinha a Obadias como seu homem de confiança, como percebemos no episódio da grande seca de três anos e meio. Sem alimento para os animais, Acabe saiu com Obadias em busca de relva verde, cada um por um caminho. Elias, voltando do seu refúgio, encontrou-se com Obadias, que se prostrou, surpreso, diante do profeta, e perguntou: “És tu o meu senhor Elias?”. A resposta de Elias o apavorou: “Eu sou. Vai e dize ao teu senhor: ‘Eis que Elias está aqui’.” O temor de Obadias era que Elias sumisse novamente, como nos últimos três anos e seis meses. O rei poderia matá-lo se não achasse Elias. Diante disso, o profeta garantiu a Obadias: “Vive o Senhor dos Exércitos, perante cuja face estou, que deveras hoje me mostrarei a ele”.

Obadias foi ao encontro do rei e lhe anunciou, e foi Acabe encontrar-se com Elias. Ao vê-lo, disse-lhe: “És tu o perturbador de Israel?”. A resposta de Elias foi dura: “Eu não tenho perturbado Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor e seguistes a Baalim”. A seguir, pediu ao rei que ajuntasse todo o Israel no monte Carmelo e todos os profetas de Baal e de Aserá. E assim fez o rei.

Nesse episódio da vida de Elias, aprendemos algumas lições: 1) No meio da corrupção e idolatria do seu tempo, ainda havia algumas pessoas tementes a Deus, como Obadias, que, mesmo servindo ao rei ímpio e idólatra, era muito temente a Deus e trabalhava para o Senhor. Elias julgava que era o único remanescente dos fiéis. 2) A vida de Obadias fazia a diferença naquele tempo de idolatria reinante. Nós também, hoje, vivemos em um país de muita corrupção, idolatria e descrença em Deus. Cabe a cada salvo fazer a diferença – ser a luz brilhando nas trevas para que os homens saibam que há um Deus amoroso, desejoso de salvar a todos, mas também um Deus que, um dia, requererá de cada um contas de sua vida. 3) Não podemos servir a Deus e ao mundo. Parece que Acabe tentava fazer isso.

Pr. Miguel Horvath

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles