A finalidade das provações é testar a fé e promover o desenvolvimento e a confirmação dela, do amor e da paciência do salvo. As provações nem sempre são fáceis e as fontes que as geram são muitas e variadas. Elas podem vir diretamente de Deus (Gênesis 22), ou do nosso semelhante (Gênesis 37. 14 – 28), ou ainda de circunstâncias desencadeadas nos planos religiosos, políticos, sociais e econômicos. As provações nem sempre são fáceis, mas são necessárias para o aprimoramento espiritual do crente.

Deus prova, mas não tenta a ninguém (Tiago 1. 13), pois Ele deseja sempre o bem do homem, e não o mal. Quem tenta é o diabo e pelos maus desejos de sua carne (Tiago 1. 4 e 5). Deus está sempre pronto a nos dar forças para vencer, seja nas provações, seja nas tentações (I Coríntios 10. 13).

Ao passar por uma provação e vencê-la, alcançamos firmeza e maturidade maiores. A nossa fé sai fortalecida. O nosso coração é aprovado e consolidado. Precisamos buscar a sabedoria do alto para enfrentarmos e vencermos qualquer provação.

Deus deixa que as provações venham sobre seus servos porque sabe que elas trarão benefícios futuros em sua vida, em sua fé, em sua dependência maior do Senhor e em sua perseverança. Por meio das provações, o Senhor imprime as indeléveis marcas de Cristo. Devemos aceitar todas as provações sabendo que o Senhor estará conosco dando-nos o poder do Espírito Santo para a vitória total.

Pr. Miguel Horvath

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles