“Se sabeis estas coisas, felizes sereis se as fizerdes.” – João 13.17

Na véspera da crucificação de Jesus Cristo, como para coroar os seus ensinos, Ele disse aos seus discípulos: “Se sabeis estas coisas, bem aventurados sereis se as fizerdes.” A felicidade verdadeira não está em conhecer ou saber aquilo que o Senhor quer de cada um de nós, mas em praticar — ou viver — os seus ensinamentos.

O conhecimento é necessário para que possamos agir de um modo correto, mas o conhecer e não obedecer é uma atitude hipócrita. Jesus condenou os fariseus e os escribas exatamente por essa razão: “Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem, mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam.” – Mateus 23.3

Vivemos num mundo repleto de exemplos negativos. O que vemos no cenário político e social do país é um retrato vivo de saber o que é correto e honesto, mas agir de um modo contrário. Infelizmente, até no meio eclesiástico isso pode ser notado.

A nossa missão no mundo, como salvos por Jesus Cristo, é ser o sal da terra e a luz do mundo. Só seremos o sal da terra e a luz do mundo se praticarmos — ou vivermos — o que Jesus nos ensinou. A verdadeira felicidade só existe quando nós estamos em plena sintonia com o que Deus requer de cada um de nós. O homem perdeu a felicidade plena no Jardim do Éden, quando deixou de obedecer a Deus. Adão e Eva sabiam que não deveriam comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. Eles perderam a felicidade porque não praticaram o que Deus ordenara.

Hoje, no meio de uma sociedade corrupta e incrédula, há premente necessidade de pautarmos a nossa vida conforme o padrão bíblico, desde as coisas mais simples até as mais complexas. Falar tão somente a verdade, por exemplo, em quaisquer circunstâncias. Proceder sempre com honestidade. Cultivar uma mente e um coração puros. Enfim, viver de conformidade com o ensino bíblico, cientes de que nossa vida deve ser um espelho diante da sociedade.

Irmãos, ouçamos e atendamos ao que Jesus disse aos seus discípulos: “Se sabeis estas coisas – tudo o que conhecemos do Seu ensino – felizes sereis se as praticardes”. Pratiquemos tudo como e seremos verdadeiramente felizes.

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles