Da perspectiva bíblico-teológica, a Salvação se dá por meio da fé em Jesus Cristo e é a obra que, pela graça, Deus realiza no homem, libertando-o do poder e das consequências do pecado. Essa afirmação parte do pressuposto que o ser humano tem necessidade de salvação. Pode-se perguntar, então, o porquê de necessitarmos de salvação. Ora, segundo os ensinos das Sagradas Escrituras, possuímos uma culpa que foi herdada de Adão, o pai da humanidade. Carregamos tal culpa porque ele era nosso representante “federal” e, assim, temos participação na sua desobediência (Romanos 5.12-21). Consequentemente, passamos a ter uma “natureza pecaminosa”, também chamada de “natureza corrompida”, que se refere à condição em que estão todas as faculdades do homem, o tornando incapaz de agradar a Deus. Os efeitos do pecado se estendem a todos os aspectos do ser humano, de modo que não se pode confiar em nenhuma de suas faculdades, seja a razão, a vontade ou a emoção, por exemplo. Não quer dizer que os homens cometam todo o mal de que são capazes, nem de que é impossível alguém praticar boas ações, mas significa que todos os aspectos da natureza humana foram e estão contaminados pelo pecado, o que torna o homem incapaz de se relacionar com Deus por suas próprias forças e inclinado a fazer tudo o que é reprovado aos Seus olhos. Somado a isso, os homens e mulheres também praticam pecados pessoais, isto é, atos e atitudes individuais que contrariam o caráter santo de Deus, seja não fazendo o que Deus ordena (omissão) ou fazendo o que Deus proíbe (comissão).

Como se vê, diante deste quadro catastrófico, há razões de sobra para concluir que o ser humano necessita de salvação e do acolhimento gracioso de Deus. É por isso que Cristo se humanizou e, segundo as Escrituras, é somente por meio do Seu sacrifício que a Salvação pode ser alcançada. Não há outro meio de libertação do pecado e suas consequências, a não ser o sacrifício de Cristo. E Ele não hesitou: se deu por nós! Em Deus, pois, está o maior exemplo que inspira a Igreja Batista de Vila Mariana a ser acolhedora, independentemente de quem vem a nós.

Apesar do que somos, Deus nos acolheu em Seu filho Jesus e nos convoca a fazermos o mesmo com todos aqueles que, como nós, são pecadores e alvos do Seu indescritível amor.

Adarlei Martins

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles