O livro de Jó narra a experiência de um homem que, depois de toda a sua fidelidade a Deus e grandes sofrimentos, pôde, finalmente, afirmar com convicção: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem” (Jó 42.5). Cada um de nós precisa de comunhão profunda com Deus a fim de conhecê-Lo verdadeiramente. É por essa razão que o salmista clama ao Senhor: “Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei. Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos.” (Salmos 119.18 e 19).

Jó faz parte do grupo de livros conhecido como “Literatura da Sabedoria”, junto com Provérbios e Eclesiastes. Os outros livros do Velho Testsmento tratam da História de Israel, indicando como Deus conduz o Seu povo ao longo dos séculos, preparando tudo para a vinda do Messias, que foi relatada no Novo Testamento. Esses livros da “Literatura da Sabedoria”, por outro lado, não tratam da História de Israel, mas apresentam a sabedoria que ajuda a viver bem, em harmonia com a criação e com o Criador. Esses livros têm apelo universal a todos os povos, em todas as épocas.

O livro de Provérbios, em síntese, afirma que aquele que teme a Deus gozará as bênçãos divinas e o perverso, que não teme ao Senhor, sofrerá. Mas a vida não é tão simples assim. Os livros de Eclesiastes e Jó reconhecem que nem sempre assim acontece e procuram entender o porquê. Levantam questões inquietantes: A vida faz sentido? Por que os inocentes sofrem? Até que ponto podemos conhecer os caminhos de Deus? Como viver quando a sabedoria tradicional não traz respostas? O livro de Jó vai até os limites da fé e da dúvida. Não responde a todas as perguntas que levanta.

A estrutura do Livro de Jó é bem definida. É um livro poético, com exceção dos 2 primeiros capítulos, e a parte final do capítulo 42 (7 – 17). É um livro de perguntas. Sua estrutura é simétrica. Não se sabe com certeza quem é o seu autor e nem a data em que foi escrito (provavelmente no 2º milênio Antes de Cristo).

O livro de Jó será o assunto dos próximos 16 estudos, e o nosso desejo é que cresçamos com as preciosas lições que a vida desse servo de Deus nos traz, entre elas, de confiar em Deus sempre, em qualquer circunstância, mesmo que não entendamos tudo o que estiver acontecendo no transcorrer de nossa vida.

Pr. Miguel Horvath

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles