O livro de Jó difere muito dos outros livros da Bíblia. Tudo indica que Jó e seus amigos não pertenciam ao povo de Israel. O livro nada diz sobre a escolha de Abraão, formação do povo de Israel, do sistema sacrificial, dos profetas do Velho Testamento. Há apenas uma citação de Jó no Novo Testamento (Tiago 5.11) e duas no V.T. (Ezequiel 14.14, 20). No entanto, todo o ensino do livro está em harmonia com o ensino de toda a Bíblia.

Consideremos, brevemente, as citações do livro de Jó na Bíblia. A referência de Jó no VT está em Ezequiel 14.14 – 20, em que o pro­feta, ao advertir o povo que estava no cativeiro babilônico, sobre o pecado dominante, afirma que, ainda que Noé, Daniel e Jó esti­vessem ali, eles só livrariam as suas próprias vidas pela sua justiça. Essa citação mostra, claramente, que Jó era uma pessoa real e um exemplo de retidão de vida e que Jó seria salvo da justa ira de Deus, pela sua fé e obediência a Deus.

No Novo Testamento (Tiago 5.11), o destaque é sobre a paciência e per­severança de Jó diante dos sofrimentos. A perseverança de Jó é notó­ria; embora impaciente com as acusações dos amigos, manteve a sua perseverança na grande luta de não perder a fé em Deus. Deus é miseri­cordioso e compassivo, pois, ainda que tenha permitido que Jó passas­se por aquele terrível teste de perseverança, o Seu desejo final era abençoá-lo, como o fez (Jó 42.7-10).

O livro de Jó também nos ensina que Satanás só pode agir com a per­missão de Deus (Jó 1.6-12 e 2.1-7). Satanás jamais pode ultrapassar os li­mites que lhe são postos pelo Senhor absoluto do universo. O propósi­to de Satanás é afastar os fiéis da fidelidade a Deus (Jó 1.9 -11; 2.3-5). Ele é o “acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante de Deus” (Apocalipse 12.10; Zacarias 3.1). Vemos a ação de Satanás desejando por Pedro em provação, quando Jesus intercede pelo apóstolo (Lucas 22.31 e 32). É bom lembrar que Satanás não pode tocar nos salvos (1 João 5.24) sem a permissão divina. Ele, como nosso adversário, anda em derredor, rugindo como leão, mas não tem a per­missão de nos tocar. Precisamos resistir-lhe, firmes na fé, pois só Deus é o Todo Poderoso ( 1 Pedro 5.8-9).

A mensagem missionária do livro de Jó: Deus age entre todos os povos. Ele ama a todos, revela-se a eles, ouve os clamores, observa a obediên­cia sincera (Atos 10.2-4). Ele agiu na vida de Jó, de Cornélio, teve miseri­córdia de Nínive (Jonas 4.10 e 11), e João diz que Ele ama todo o mundo e quer salvá-lo (João 3.16).

Pr. Miguel Horvath

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles