Na lição passada, vimos “O líder e o planejamento”. Hoje, prosseguiremos analisando “O líder e a tarefa”. Vimos que tudo deve começar com a oração pela direção do Senhor; depois, aguardar, em oração, a direção de Deus, período em que deve fazer todo o planejamento sob a direção do Senhor; e depois a execução da obra planejada. Hoje, o foco principal será a atuação do líder na execução e dos liderados sob o seu comando.
Nos trinta e dois versículos do capítulo 3 de Neemias, vemos a longa lista dos que se dispuseram a fazer a obra. Nessa descrição, notamos declarações repetitivas que acabam apresentando os princípios de grande importância no sucesso da liderança de Neemias.
1. Liderar envolve coordenação – “A base de toda liderança é a coordenação correta das atividades de todos os envolvidos”. As repetições constantes do texto “junto a ele”, “ao seu lado”; “desde a porta da casa”, “de fronte de sua casa” denotam que o trabalho estava bem coordenado.
2. Liderar envolve cooperação – Neemias conseguiu unir os mais diversos grupos para a execução da tarefa: sacerdotes, homens de Jericó, filhos de Hassenaá, e o texto vai narrando como pessoas de grupos e classes diferentes foram unidos para fazer a obra. O líder deve procurar envolver todos ou, pelo menos, a maioria para realizar a obra.
3. Liderar envolve aprovação – O líder deve ter a capacidade de levar os liderados a aprovarem e envolverem-se na obra.
4. Liderar envolve delegação – A responsabilidade maior recai sobre o líder, que deve ter a sabedoria em delegar a outros responsabilidade, ficando apenas na supervisão destes sub líderes e dos outros que fazem a obra.
Para o êxito da liderança é preciso também manter efetivas relações interpessoais, resolvendo todos os problemas que surgirem.
Pr. Miguel Horvath