“Sempre que oro, peço por todos vocês com alegria. Por fim, meus irmãos, alegrem-se no Senhor.” – Filipenses 1.4 e 3.1
Como uma pessoa que perde a sua liberdade de ir e vir, se torna frágil fisicamente e que sofreu diversas ameaças de morte pode se alegrar? A carta de Paulo aos Filipenses fala de alegria, gratidão e confiança em circunstâncias pouco favoráveis.
Isso me leva a uma segunda pergunta, quando leio essa passagem bíblica. O que é mais difícil: estar na prisão ou fora dela? Certamente, a maioria esmagadora diria que é mais difícil estar na prisão. Porém, muitas pessoas que são “livres” estão presas nas correntes da amargura, do ódio, do desespero, da ganância e de uma infinidade de sentimentos e atitudes que as escravizam por dentro, impedindo-as de desfrutarem da alegria que vem do próprio Deus.
Que todos nós estejamos certos de que só há uma fonte de alegria verdadeira, independente das circunstâncias. Assim como o Messias foi para o apóstolo Paulo, que reconheceu nunca ter sido desapontado por Ele, que sejamos discípulos de Cristo Jesus que se apropriam das palavras do Evangelho de João 15.11b: “Sim, sua alegria transbordará!”.
Pr. Eduardo Filho