“Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. Se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.” – Gálatas 5.16-18

O GPS (Guiado Por Satélite), aparelho instalado em carros, aviões, embarcações tem uma utilidade extraordinária. Com ele, podemos guiar o carro com tranquilidade, sabendo que estamos no caminho certo e que chegaremos ao destino desejado, mesmo sem conhecer o caminho. Tudo isso graças à tecnologia moderna – um satélite colocado em órbita ao redor da Terra transmite ao aparelho todas as informações necessárias com a indicação do caminho a seguir.

Há um outro tipo de GPS, o GPE (Guiado Pelo Espírito), mais maravilhoso ainda que o primeiro. Ele é não material, mas sim espiritual, e está à disposição dos homens. Não está ligado ao desenvolvimento tecnológico do homem. É obra divina. O homem natural (não salvo por Cristo) não possui este GPS. Ele só está à disposição dos que já receberam Jesus em seus corações como seu único e suficiente Salvador.

O homem natural, segundo a terminologia de Paulo, em I Coríntios 2.14, não aceita e nem entende as coisas do Espírito de Deus porque ele só tem a natureza carnal herdada de seus pais. Esta natureza já vem contaminada pelo pecado. Mas, quando o homem natural reconhece que é pecador e que só o sangue de Cristo pode transformá-lo em nova criatura e crê em Jesus, ele é salvo e recebe uma nova natureza: a espiritual. A partir daí, ele pode e deve ser sempre guiado pelo Senhor, que quer guiar e orientar o salvo em todos os seus caminhos com segurança, de um modo vitorioso.

Ao adquirir-se um GPS material, recebe-se um manual que fornece todas as informações sobre o uso eficaz do aparelho. Deus também oferece um manual para os que adquirem o GPE pela aceitação de Jesus como Salvador. Esse manual é a Bíblia! Nela, temos todas as informações necessárias de como podemos ser guiados pelo Senhor.

Sem ler e conhecer o ensino bíblico, o crente não pode ser guiado pelo Senhor. No próprio manual, Deus oferece os meios eficazes de como ser guiado por Ele – por exemplo, obediência aos seus ensinos; renúncia às inclinações carnais, à impureza, ao despojamento da ira, da malícia, da maledicência, das palavras torpes, da mentira, da avareza; revestimento de amor, de humildade, de mansidão, de longanimidade, do espírito de perdão; entre outros (Colossenses 3.1-17). Além disso, o GPE oferece acesso direto, e a qualquer momento, ao próprio Guia (Deus), por meio da oração, pela mediação de Jesus.

Para ser guiado pelo Senhor é necessário andar em Espírito.

Leia também Salmos 5.8; 23.2; 25.5; 31.3; 139.10; João 16.13 | Romanos 8.14.

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles