“Portanto, também nós, considerando que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, desembaracemo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos está proposta, fixando os olhos em Jesus, o Autor e Consumador de nossa fé.”- Hebreus 12.1 – 2

Ao fazer a travessia do rio Amazonas de uma margem para a outra, há necessidade de escolhermos um alvo fixo do outro lado (uma árvore, uma casa) para que se chegue ao local certo. A largura do rio e a forte correnteza tentam levar o barco para bem distante do lugar a que se quer chegar, mas se direcionarmos o leme e mantivermos nossos olhos fixos no alvo estabelecido, chegaremos no local desejado. Essa ação do piloto do barco ilustra como nós, seguidores de Cristo, devemos direcionar nossa visão para alcançar a vitória em nossa jornada cristã.

O autor de Hebreus descreve a síntese da vida vitoriosa alcançada pela fé de servos de Deus do passado, que tinham, diante de si, um alvo invisível aos olhos humanos, as promessas de Deus (Hebreus 11.13 – 16). Seus olhos estavam fixos na pátria celestial prometida pelo Senhor. Se eles alcançaram a vitória pela fé, nós, seguidores de Cristo, devemos também correr com perseverança a corrida que nos está proposta.

Nessa proposta divina para a nossa vida, há necessidade imperiosa de ter os olhos fixos em Jesus (Hebreus 12.2), desembaraçarmo-nos de tudo o que possa atrapalhar a nossa jornada cristã e do pecado, que tenta envolver-nos (Hebreus 12.1).

A necessidade de mantermos os olhos fixos em Jesus decorre do fato de ser Ele o Autor e Consumador da nossa salvação. Foi Ele que, voluntariamente, se ofereceu para a tarefa que ninguém mais poderia fazer: tornar-se homem e derramar Seu sangue para a redenção do pecador. Ele, como Autor e Consumador da nossa fé, está conosco permanentemente, através do Espírito Santo, para orientar cada passo que devemos dar e proporcionar as forças necessárias para a vitória sobre o pecado.

Também precisamos manter fixos os nossos olhos em Jesus porque Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hebreus 13.8). Nele, não há mudança nem sombra de variação (Tiago 1.17). Os tempos mudam, as sociedades evoluem, mas o nosso Deus permanece imutável e eterno, enquanto os tempos passam e uma civilização cede lugar a outra. Jesus, o Autor e Consumador da nossa fé, permanece imutável para sempre. Ele é o único referencial imutável. Só Ele é Verdade absoluta. Em nossa jornada terrestre, só Ele tem toda a orientação segura para dar a vitória e conduzir-nos no caminho da vida eterna e feliz com Deus.

Se desviarmos os nossos olhos de Jesus, corremos grande risco de queda. No episódio em que Jesus andou sobre o mar, Pedro que pediu ao Senhor que, se fosse Ele, o mandasse ao seu encontro sobre as águas do mar. Tendo o olhar fixo em Jesus, Pedro caminhou em sua direção sobre as águas, mas desviando o olhar de Jesus e sentindo o vento, teve medo e ia afundando, quando, novamente, clamou a Jesus, e foi socorrido e salvo (Mateus 14.24 – 33). Se nós não tivermos os olhos fixos em Jesus, olhando só para o comportamento social da nossa sociedade e para o seu modo de encarar a vida, facilmente, as nossas prioridades, o nosso modo de pensar e agir podem ser influenciados negativamente. O pecado, segundo um dos termos pelo qual é designado no original, significa errar o alvo. O mundo dominado pelo pecado errou o alvo estabelecido por Deus para os homens. Como nos dias anteriores ao dilúvio, “o Senhor viu que a maldade do homem na Terra era grande e que toda a imaginação dos seus pensamentos do seu coração era continuamente mal”, assim é a geração atual (Gênesis 6.5).

No entanto, nós, que fomos salvos e que nascemos de novo, não podemos amoldar-nos ao esquema deste mundo corrompido, pois “a humanidade toda foi corrompida em sua conduta na terra” (Gênesis 6.11 e 12). Os nossos olhares não devem ser fixados no que este mundo é e o que quer oferecer-nos. Ao contrário, para acertarmos em cheio a vontade de Deus para a vida de cada um de nós, precisamos fixar e manter os nossos olhos fixos tão somente em Jesus Cristo, o Autor e Consumador de nossa fé.

Pr. Miguel Horvath

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles