Desenvolver a atitude de servo como estilo de vida é um dos alvos mais importantes a serem alcançados pelo cristão. Digo estilo de vida porque, ao olhar o exemplo de Jesus e os diversos textos na Bíblia que falam sobre o assunto, fica muito claro que “servir” não deve ser encarado como uma mera manifestação temporária, mas como um modo de viver (Mateus 20.28; Atos 20.34; Gálatas 6.2; Filipenses 2.1-8; I Pedro 4.9 e 10; Tiago 2.15 e 16). É estilo de vida mesmo!

Com a vida de Jesus, aprende-se que quem não serve, não serve! O Mestre, que veio para servir e não para ser servido, ensinou que devemos viver como Ele, servindo uns aos outros. Logo, o verdadeiro discípulo de Cristo não se concentra somente nas suas próprias alegrias e tristezas. Antes, busca não perder de vista os dramas do próximo, seus dilemas, planos, anseios, frustrações, alegrias e tudo mais. Uma vida transformada pelo Evangelho desenvolve o altruísmo, virtude de olhar não só para si, mas também para os outros. Vale lembrar que o amor é a essência do Evangelho, e amar é sacrificar-se pelo outro. Com o Salvador, aprendemos a ser verdadeiros servos e fazer diferença na vida das pessoas ao nosso redor.

Diante disso, cabe perguntar a nós mesmos se estamos refletindo essa marca do verdadeiro discípulo em nossa vida prática. Temos disposição em servir com recursos materiais, tempo de qualidade, abraços, sorrisos, conselhos, orações, ensino, evangelização, mensagens, emprego e de outras formas que Deus nos dá oportunidade? Em oração contrita, pensemos nisso.

Pr. Adarlei Martins

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles