Hoje, começamos os estudos nas epístolas de Pedro, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, reconhecido líder e porta-voz do grupo mais íntimo do Senhor. Escreveu duas cartas por volta do ano 63 A.D., quando já havia perseguição aos cristãos movida pelo Império Romano. Pedro escreve as cartas para estimulá-los e doutriná-los, a fim de fortalecê-los na fé e capacitá-los a testemunhar com fidelidade do Evangelho de Cristo.
A ênfase da lição de hoje é reconhecermos a maravilhosa e perfeita salvação que Deus nos concedeu por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Pedro bendiz a Deus pela regeneração que nos oferece segundo a sua grande misericórdia, dando-nos uma herança, que é garantida pela morte de Jesus Cristo na cruz do Calvário e pela sua ressurreição dentre os mortos. Herança essa que é incorruptível, incontaminável, imarcescível, reservada no céu para cada salvo. Não há herança terrena que seja comparável com a que Deus tem reservada a cada crente em Cristo Jesus. Sabendo que fomos agraciados por Deus, mediante a fé em Jesus Cristo, com uma herança eterna no céu, devemos viver em santidade e obediência Deus durante os dias de nossa peregrinação na terra.
Ainda outra garantia: somos guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação eterna que este preparada para se revelar nos últimos tempos (v.5). Nada, ninguém, nos poderá tirar ou roubar a vida eterna que já está garantida para cada um de nós. Vale a pena lembrar o que Paulo também nos afirma no seu cântico da vitória em Romanos 8. 31-39. A nossa vitória está garantida.
Conscientes dessa herança maravilhosa que Deus já tem preparado, que pessoas devemos ser em santidade e piedade enquanto aguardamos a volta do Senhor para tomarmos posse dessa maravilhosa herança?