Já nos dias de Eliseu havia o que podemos chamar de “escolas dos profetas”, como podemos concluir das passagens em II Reis 2.3,5,7,15; 4.1,38; 9.1 e 2. O nome usado era “filhos dos profetas”. Esse fato mostra a necessidade de uma formação teológica para os chamados, ainda que nem todos os profetas tenham passado por esse ensino – como, por exemplo, Amós e, até mesmo, Elias.  Deus os usou mesmo assim, dando-lhes as habilitações necessárias.

O mesmo tem acontecido em todos os tempos. A necessidade de obreiros sempre esteve presente, não só nos dias de Eliseu ou de Jesus, mas também nos dias de hoje. Jesus disse que “A seara é grande, mas, os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a Sua seara” – Mateus 9.37 e 38. A necessidade de um preparo teológico aumenta sempre, pois a idolatria e apostasia, de um modo geral, crescem a cada dia. O Deus que chama os obreiros cuida deles. Por isso, precisamos clamar a Deus para que levante mais obreiros. E, se nos sentirmos chamados por Deus para uma obra especial na Sua seara, devemos prontamente obedecer, nos preparando adequadamente antes de iniciarmos a tarefa a nós designada.

Os filhos dos profetas (seminaristas de hoje) moravam juntos, em uma casa ou em pequenas comunidades, onde o ensino era ministrado (II Reis 6.1 e 2). Alguns deles eram casados e mantinham seus próprios lares (II Reis 4.1). A formação acadêmica  dos discípulos dos profetas consistia no estudo das leis mosaicas, dos livros históricos e dos poéticos. O professor era um profeta mais experiente, que transmitia o ensino com o seu exemplo de vida e trabalho. A vida diária nas escolas proféticas nem sempre era cômoda, como podemos ler em II Reis 4.1; 6.1; 8.1. Nem sempre tinham alimento suficiente (Eliseu supriu várias vezes suas necessidades milagrosamente, inclusive multiplicando pães e espigas de milho ou atendendo a viúva de um dos filhos dos profetas). Ainda hoje, nem sempre a vida dos seminaristas é fácil. Por isso, eles devem ser alvos de nossas orações e, se possível, da nossa ajuda para que possam receber o preparo necessário.

Os seminários e faculdades teológicas devem ter fundamento bíblico e teológico de acordo com os princípios bíblicos.

Pr. Miguel Horvath

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles