Iniciamos hoje o estudo sobre o profeta Elias. A partir de I Reis 17 até II Reis 2. 11, temos a narrativa do seu ministério em Israel (Reino do Norte). Pouco é revelado de sua vida pessoal, mas, pelo seu ministério, podemos saber que ele era uma pessoa bem simples, cuja vida foi inteiramente dedicada a Deus. A referência feita por Tiago 5. 17 e 18 mostra que ele era igual a cada um de nós, sujeito às mesmas paixões inerentes a todo o ser humano. Tinha fraquezas, como ira, medo, sujeito à depressão, mas também corajoso e autodisciplinado.

Ele viveu num tempo em que a nação estava em grande declínio espiritual, com muitas semelhanças ao estado espiritual e moral do nosso país, atualmente. Foi chamado por Deus para uma missão difícil. O seu nome fala do seu caráter: “Elias = O Senhor é Deus”. Era um homem de oração e obediente às ordens divinas. Tinha uma fé profunda em Deus. Por estas e outras razões, veremos que vale a pena meditar em sua vida para o nosso crescimento espiritual e encorajamento para fazer tão somente a vontade de Deus.

Muitas vezes, pensamos que os grandes homens de fé da Bíblia eram super-homens. Tiago, em sua epístola, chama a atenção para o fato de que Elias era um homem como qualquer um de nós, com as mesmas paixões e fraquezas humanas que nós temos. O segredo do grande ministério que realizou numa época difícil da História do Reino do Norte, enfrentando homens maus, cruéis e capazes de tudo, como Acabe e Jezabel, era a sua entrega total a Deus. Tinha uma comunhão pessoal profunda com Deus em oração. Tinha um espírito submisso a Deus em dizer e fazer o que Deus queria que ele fizesse. Sabia do perigo que corria, mas a sua fortaleza estava em Deus.

Cada um de nós precisa ouvir mais a voz de Deus em oração, atentar para a sua Palavra revelada, a Bíblia, e obedecer, mesmo que isso desagrade a quem quer que seja ou venha a ser ridicularizado ou até venha sofrer perseguições por causa disso. Quem assim faz é bem-aventurado!

Pr. Miguel Horvath

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles