A vida do profeta Elias foi como a vida de todos os homens, sujeito às mesmas paixões de cada um de nós (Tiago 5.17). Viveu em Israel numa época de profunda corrupção e idolatria, durante o reinado de um rei cruel e idolatrado, instigado pela perversidade de sua esposa Jezabel (I Reis 17 – 21 e II Reis 1). A diferença está na sua vida de fé no Deus que tudo pode e na obediência absoluta a Ele. O seu nome e sua vida profética são narrados não apenas Velho Testamento, mas mencionada cerca de 30 vezes no Novo Testamento.

Elias teve não só o privilégio inaudito de não passar pela morte e ser arrebatado ao céu num redemoinho (II Reis 2), como também o de aparecer, com glória, junto com Moisés, no monte da Transfiguração de Jesus. O assunto da conversa, naquela ocasião, era a morte de Jesus, que deveria cumprir-se em breve, em Jerusalém (Lucas 9. 30 e 31).

A mensagem corajosa de Elias era a do arrependimento e da fé, com uma vida submissa e obediente à vontade do Senhor. Sob o poder de Deus, ele enfrentava as situações mais difíceis (I Reis 18). Ele cria na providência e soberania de Deus, que está no controle da história. Para Elias os impossíveis eram as situações que só Deus podia fazer. Confiando assim em Deus, profetizou que não choveria por três anos. Depois dos três anos e meio, contrariando todas as circunstâncias daquele momento, disse que choveria naquele mesmo dia. Também lançou, pela fé, um desafio que nenhum ser humano ou falso deus poderia realizar: cair fogo do céu para consumir o holocausto que oferecia a Deus (I Reis 19). Era a fé que a oração sincera e com plena confiança no Senhor será atendida.

Com Elias, devemos aprender: Deus é o único ser eterno e dotado de todo o poder. Só Ele pode, literalmente, todas as coisas. Ele criou o homem para manter comunhão plena com Ele, mas o pecado tem impedido essa comunhão. O Senhor deseja que todos os homens se arrependam e creiam e O obedeçam. Ele tem controle da história humana. Buscando a Deus em oração e lendo Sua Palavra, encontraremos a vida feliz e poderemos testemunhar a todos os homens sobre a necessidade urgente do arrependimento dos seus pecados e sobre crer somente Nele.

Pr. Miguel Horvath

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles