Vivemos uma época de crises e preocupações. Na tentativa de amenizar seus problemas cotidianos, muitos contratam um personal trainer para manter a forma física, um coach para aconselhamento profissional, um médico particular para cuidar de sua saúde e até um consultor de negócios que possa orientar sobre suas finanças. Não há nada de errado em buscarmos ajuda com profissionais de confiança, mas precisamos de alguém mais íntimo, a quem possamos confiar todas angústias de nossa alma, que possa nos ouvir, nos repreender e corrigir quando necessário; que nos console nos momentos de tristeza e também celebre conosco os momentos de alegria e vitórias, que dobre seus joelhos conosco pedindo a intervenção de Deus sobre nossas vidas. Quem é esse? Seu pastor.

Se, para diversas áreas das nossas vidas, escolhemos “a dedo” os profissionais, qual o perfil de um pastor? Vejamos algumas características e qualidades básicas daqueles que são escolhidos para conduzir os rebanhos do Senhor:

I Timóteo 3.2-7: irrepreensível, marido de uma só esposa, moderado, sensato, respeitável, hospitaleiro, apto para ensinar, não apegado ao vinho e ao dinheiro, amável, pacífico, que governe bem sua própria família, não recém convertido e de excelente reputação.

I Pedro 5.1-4: aquele que apascenta seu rebanho com desejo de servir e não por ganância.

Gálatas 1.10: servo que procura agradar primeiro a Deus.

Somos uma igreja privilegiada. pois temos pastores que têm essas qualidades, que cuidam das nossas crianças, ensinando-as, desde a tenra idade, a seguirem os caminhos do Senhor; que aconselham os jovens a fugirem das tentações deste mundo e lhes dão base para o início de um namoro saudável; que orientam os casais em seus problemas conjugais e familiares; que ouvem, com amor e paciência, os idosos com suas dificuldades da idade avançada; e que visitam todos aqueles que estão enfermos, zelando, assim, por nossa vida e tendo como exemplo Jesus o Bom Pastor (João 10.11).

Nosso papel, como ovelhas, é obedecermos nossos pastores, reconhecendo-os como ungidos do Senhor e que têm sido usados por Ele para orientar-nos no caminho da verdade. Estejamos em constante oração por sua vida, para que continuem sendo exemplo de fé e vida para todos nós (Hebreus 13.7-17).

Então, pastores da IBVM, nesta data especial, de todo coração, nosso muito obrigado!

Presidente do Ministério Diaconal

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles