“Se eu cerrar os céus de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos para que acabem com todas as colheitas, ou seu enviar uma doença que pegue em todos como uma peste; se o meu povo que, se chama pelo Meu nome, se arrepender e mudar sua maneira errada de viver, então Eu ouvirei do céu as orações do povo, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Estarei com os olhos e ouvidos abertos para atender todas as orações que forem feitas neste lugar.” – 2º Crônicas 7. 13 – 15

Deus criou o homem, colocou-o nesta terra para ser a coroa de toda a criação e não o deixou entregue à sua própria sorte como pensam os deístas. Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplam os bons ou os maus (Prov. 15. 3) ou como diz a versão da Bíblia Viva: “O Senhor vê tudo o que acontece em toda parte; Ele observa o comportamento dos bons e dos maus”. Ele tudo vê e está interessado nos problemas humanos.

O Senhor tem a solução para todos os problemas humanos, sejam eles de que natureza forem. Ele deseja que o homem se volte para Ele, arrependido de sua vida em discordância com as suas leis e a sua vontade. Ele nunca se afastou do homem; ao contrário, foi o homem que abandonou a Deus para seguir os caminhos do seu coração corrupto. Isaías 59. 1 e 2: “Prestem atenção! O Senhor não está fraco demais para salvar! Ele não é surdo; pode ouvir bem o que vocês Lhe pedem. O problema são os seus pecados; por causa deles, vocês estão separados de Deus” (Bíblia Viva).

Deus, ao falar pela 2ª vez, em sonho, a Salomão, deixou bem claro que sempre está disposto a ouvir e atender às necessidades humanas desde que o homem O busque: “Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jer. 29. 13). Ele tem um plano para toda a criação. Os seus eternos propósitos serão cumpridos. Ele permite que venham males para que o homem perceba que “sem Ele nada podemos”. Esses males poderiam ser evitados, se os homens procurassem à sua orientação. Ainda que o ser humano se julgue auto suficiente, ele e toda a sua vida dependem de Deus. Só Ele é onipotente. Para Ele não existe o impossível (“porque para Deus nada será impossível” Lc 1. 37). Só Ele pode mudar e resolver inteiramente todas as coisas.

É maravilhoso que este Deus Todo Poderoso se coloque ao lado do homem pecador e ofereça a solução de todos os problemas. Parafraseando o texto bíblico; “Se o meu povo e por extensão todos os homens (pois todos são criaturas de Deus, ainda que filhos sejam apenas aqueles que recebem Jesus como único e suficiente Salvador) se humilharem, orarem, me procurarem, se arrependerem e mudarem a maneira errada da viver, Eu ouvirei do céu as suas orações, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra, ou seja solucionarei os seus problemas”.

Pr. Miguel Horvath

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles