“Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para tal cidade, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vos não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instantes e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo” (Tiago 4.13 – 15).
Quantos planejamentos a população mundial fez para 2020? Inúmeros, certamente. Puderam ser realizadas? Não. Por quê? Porque ninguém sabia da pandemia que tomaria conta do mundo, levando quase tudo ao adiamento ou cancelamento. Praticamente tudo que não é essencial está parado! Os planos foram frustrados. A grande maioria dos homens está confinada. A grande lição que devemos aprender é que o homem precisa de Deus em todos os momentos de sua vida. Como o nosso corpo precisa de oxigênio, a nossa alma precisa da presença divina. Ele é quem nos capacita e dá tudo o que precisamos. Só Ele sabe o amanhã de cada um de nós e todo o ser humano, bem como de toda a História, até a consumação dos séculos.
Deus condena a arrogância humana ao pensar e agir como se o homem se bastasse. Quando o homem faz qualquer planejamento esquecendo-se de sua dependência do Seu Criador, “está vangloriando-se dos seus próprios planos e uma presunção assim nunca agrada a Deus” (Tiago 4.16).
No final do ano passado, fomos surpreendidos com o coronavírus, um ser microscópico, invisível a “olho nu” e que acabou com todos os planejamentos previstos para 2020. Esse fato consumado – que ainda está assolando o mundo – demonstra a impotência humana e a necessidade absoluta de aprendermos a viver na dependência do Senhor. “Só Deus é o Senhor” em tudo. Só Ele sabe do nosso hoje e do nosso amanhã. Deus nunca é apanhado de surpresa, como o mundo foi surpreendido por essa terrível pandemia.
Nenhum ser humano podia prever tudo o que aconteceria. Só Deus pode prever tudo. Ele é o Criador, sustentador e mantenedor do Universo. Tudo que somos, tudo o que temos ou podemos alcançar vem do Senhor (I Crônicas 29.11 e 12). O homem tem que levantar os seus olhos para o alto e reconhecer que foi criado por Deus para a glória divina. Ao criar o homem, o Senhor o coroou de toda a honra e glória (Salmos 8.5 – 8). O mundo foi criado para ser um paraíso terrestre, mas, infelizmente, desde o Jardim do Éden, o homem deixou de depender tão somente do Senhor (Gênesis 2.16 e 17; 3.6). Procurou fazer a sua própria vontade sem buscar a direção divina. A História da Humanidade confirma os resultados funestos dessa falta de obediência e dependência do Senhor.
Aproveitemos esta quarentena forçada para buscar mais a Deus, ler mais a Bíblia, refletir nos seus preciosos ensinamentos e analisar a nossa vida sob a perspectiva da vontade de Deus. Aprendamos a buscar, em tudo, a orientação de Deus. Só assim seremos plenamente abençoados e felizes.
Pr. Miguel Horvath