Os vícios e as compulsões dominam, hoje, boa parte da sociedade. O problema das drogas é um dos maiores da atualidade. Por isso, é bom considerar o que é vício, o que é compulsão e qual o caminho para não cairmos nas suas armadilhas.

O vício consiste na prática de atos repetitivos prejudiciais e moralmente condenáveis, de difícil ou impossível controle, tanto no aspecto físico, como psicológico. Compulsão é um processo inconsciente pelo qual a pessoa repete determinado tipo de comportamento, sem conseguir se conter, apesar dos resultados consequentes.

Os principais vícios são o alcoolismo, uso de drogas ilícitas ou drogas medicamentosas sem a recomendação médica. Entre as compulsões, podemos citar a compulsão em comprar sem necessidade e sem conseguir parar.

A Bíblia condena qualquer vício ou comportamento compulsivo: “Não estejas entre os bebedores de vinho nem entre os comilões de carne. Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as lutas, para quem as queixas? Para quem as feridas sem motivo E para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram bebendo vinho, para os que andam em busca de bebida forte” (Provérbios 23.20, 29 e 30).

Como não cair em vícios e compulsões? 1) Lembre de que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo e que deve ser preservado limpo e puro (I Coríntios 6.18-20). 2) Não se deixe escravizar por coisa alguma (I Coríntios 6.12 – 18). 3) Não tome bebidas alcoólicas, nem mesmo “socialmente”, para testemunho e evitar o vício. 4) Reconheça que fomos regenerados pelo sangue de Cristo e que o Espírito Santo habita em nós (Romanos 8.9). Ande (viva) pelo Espírito, que Ele nos dá a vitória e autodomínio (Gálatas 5.16, 22 e 23). 5) Lute para desenvolver em si o caráter de Cristo (I Cor. 11.1).

Pr. Miguel Horvath

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles