“Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.” (Efésios 5.17)

A vontade de Deus foi e sempre será a melhor alternativa para a vida. Os tolos não se preocupam em descobrir, mas os sábios procuram não a perder de vista diante das decisões que precisam tomar.

Na busca da direção divina, é fundamental ter em mente que se deve ter total disposição em obedecer, pois de que valerá Deus revelar-nos Sua vontade se não estivermos dispostos a obedecer? A vontade dEle deve ser obedecida incondicionalmente! Vale observar também que não existe uma fórmula “mágica” para descobrir a vontade específica de Deus. Geralmente, ela é revelada gradativamente, embora, às vezes, como exceção, Deus nos permite percebê-la instantaneamente. Uso a palavra “específica” para distinguir da vontade “geral” de Deus, que é a mesma para todas as pessoas e está suficientemente revelada nas Escrituras. Outra importante informação é de que, sendo Deus soberano e livre, revela Sua vontade da maneira que quiser e não nos cabe estabelecer uma forma padrão para isso. Proponho, então, algumas estratégias seguras que auxiliam na busca da vontade específica de Deus para a vida:

1. Falar com Deus

O homem foi criado para ter comunhão com Deus e, por isso, deve gastar tempo falando com Ele, pedindo a Sua direção. Se queremos receber a direção de Deus, devemos pedir-lhe que nos revele (Tiago 4.2; I João 5.14 e 15).

2. Consultar a Bíblia

A Bíblia é a Palavra de Deus e totalmente inspirada por Ele (II Timóteo 3.16 e 17). Ela é a vontade de Deus revelada e não pode ser desobedecida ou rejeitada. Os princípios nela contidos devem ser respeitados. Sendo assim, podemos ter certeza de que Deus nunca irá nos dirigir a fazer algo que contrarie um princípio das Escrituras. Se tivermos algum plano que não passa pelo crivo da Bíblia, subentende-se que não é da vontade de Deus que seja realizado.

3. Pedir Conselhos

Há diversos textos na Bíblia que mostram a importância de se ouvir conselheiros (Provérbios 11.14; 12.15; 15.22; 24.6). Deus pode usar pessoas (amigos, pais, pastor, entre outros.) para nos revelar Sua vontade. Contudo, se deve tomar bastante cuidado para que maus conselhos não sejam seguidos como se fossem orientações divinas.

4. Pensar, usando o bom senso

Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança (Gênesis 1.26), e isso envolve também o intelecto (habilidade de pensar). Deus deu essa capacidade ao homem e espera que a usemos (Provérbios 4.26). É necessária a análise racional dos prós e dos contras de cada decisão que vamos tomar.

5. Esperar

Provérbios 19.2 diz “Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.” Se tivermos que tomar uma decisão dentro de um prazo definido, a única alternativa que resta é pedir a bênção de Deus e decidir. Contudo, se o caminho é incerto e não há prazo definido para a decisão, o mais sábio é esperar. As peças do “quebra-cabeça” vão se encaixando à medida que esperamos em oração, e tudo fica mais claro para a tomada de uma decisão segura.

Pr. Adarlei Martins

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles