“Qualquer um que diga que é cristão deve viver como Cristo viveu” (I João 2.6 – A Bíblia Viva). O texto chave de hoje deixa bem claro quais são as características do crente verdadeiro. Basta olhar para a vida terrena de Jesus Cristo e agir e viver como Ele agiu e viveu. É claro que, nesta Terra, nunca seremos capazes de imitá-Lo integralmente, já que Ele foi capaz de não pecar, pois nasceu de forma sobrenatural. Mas a Sua obra na Cruz do Calvário capacita-nos a vencer o pecado. Com a nova natureza que recebemos e com a presença do Espírito Santo em nós, poderemos alcançar os padrões de santidade que Deus requer de todos os seus seguidores.

O crente verdadeiro procura obedecer aos ensinos de Jesus Cristo. O primeiro passo é conhecer o que Deus deseja de nós, e o segundo é obedecê-lo, como Jesus expressou aos seus discípulos: “Se, de fato, sabeis estas coisas, sereis bem-aventurados se as praticardes” (João 13.17).

Não devemos aparentar exteriormente algo que não é real em nossa vida diária. Podemos enganar aos homens, mas não a Deus. O viver do crente verdadeiro, em todos os ambientes, mesmo que não seja conhecido como seguidor de Cristo, deve impressionar a todos pela sua maneira de ser e agir. As suas atitudes sempre serão corretas. As suas palavras sempre serão verdadeiras e de encorajamento, expressando amor, sem agressividade ou malícia, e corajosas para a defesa do que é correto. O seu comportamento deve demonstrar uma vida transformada pelo poder de Deus.
O crente verdadeiro, além de ser testemunha real de Cristo através de sua vida, aproveita todas as oportunidades para mostrar a necessidade real que todos os homens têm de buscarem a Deus para alcançarem a verdadeira felicidade.

O crente verdadeiro sabe que está sujeito ao pecado, mas que tem um advogado para defendê-Lo, Jesus Cristo. Sabe que Jesus intercedeu por ele (João 17.20) e que continua intercedendo ainda hoje, ali no céu, em seu favor (Romanos 8.34). Sabe também que o Espírito Santo o socorre na fraqueza e intercede por ele com gemidos inexprimíveis.

Finalizamos lembrando que a característica que todos notarão no verdadeiro crente é que “ele anda pelo Espírito e não nos desejos da carne” (Gálatas 5.16).

Pr. Miguel Horvath

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles