“Bem-aventurados os limpos de coração, pois verão a Deus” é a sexta das nove bem-aventuranças proferidas por Jesus Cristo, no Sermão do Monte, segundo o evangelista e apóstolo Mateus. Todas as bem-aventuranças apresentadas devem ou deveriam fazer parte da nossa vida, pois elas sintetizam o que o Senhor espera dos seus seguidores. Enfatizaremos, nesta meditação, a bem-aventurança dos limpos de coração.

Ser limpo de coração deve ser alvo de cada um de nós. Sabemos que, num mundo corrompido pelo pecado, temos que travar uma batalha espiritual para conseguir esta pureza. Por todos os lados, há apelos para contaminar o nosso coração. “Os olhos são a lâmpada do corpo! (Mateus 6.22). Os olhos são janelas do corpo pelas quais vemos as maravilhas da criação de Deus, mas também as coisas más e perversas, que entram na mente pelos mesmos olhos. Daí, o cuidado com o que vemos. Os ouvidos são outras janelas pelas quais o mundo exterior penetra nos corações. Por esta razão, precisamos ter cuidado com o que vemos e ouvimos. O bem e o mal podem penetrar em nosso interior através dessas janelas.

Deus criou-nos, elegeu-nos, nos predestinou para sermos santos, irrepreensíveis, para sermos filhos adotivos, por meio de Jesus Cristo, para o louvor e glória dele (Efésios 1.4-6, 14). A entrada do pecado no mundo trouxe o mal, mas, pela graça misericordiosa de Deus, nós fomos regenerados e habilitados por Ele para cumprir os Seus propósitos por meio da nossa vida, mesmo convivendo numa sociedade em que “os homens achando-se sábios, tornaram-se néscios” (Romanos 1.22), “desobedecendo às leis, deturpando os estatutos e quebrando a aliança eterna” (Isaías 24.5). A vontade do Senhor é que permaneçamos neste mundo, sem nos contaminarmos, para sermos faróis que brilhem como testemunhas vivas do poder do Evangelho (João 17.15 e 16: Mateus 5.17).

O avanço da ciência e tecnologia trouxe muitos benefícios, mas o Maligno sempre o usou para desviar os homens de obedecer à vontade de Deus. A invenção da imprensa, por exemplo, trouxe inúmeras bênçãos ao mundo, inclusive para a divulgação do Evangelho, mas também serviu para encher o mundo com ideologias anticristãs e pornográficas. A invenção do rádio, televisão e todos os meios modernos de comunicações, da mesma forma, podem constituir-se em bênção ou maldição.

Para conseguir ter um coração limpo, precisamos ter sempre em mente que isso só é possível pela graça redentora de Cristo e da nossa vontade em alcançar esse objetivo. O que vemos, ouvimos e lemos vão se alojar em nossa mente e determinar nossos pensamentos, sentimentos e ações. A força e o poder não estão em nós, mas se decidirmos buscar um coração puro, há um só caminho: obedecer a Deus que nos ama e colocou ao nosso alcance todos os meios necessários.

Há orientação segura na Bíblia para isso. Em Colossenses 3, temos uma orientação segura: buscar as coisas de cima, pensar mais nas coisas de cima do que as que estão na terra (vs. 1 e 2); lembrar-se de que já morremos para o mundo, em Cristo; eliminando as inclinações carnais (vs. 3 – 8); ser sinceros uns com os outros (vs. 9); buscar a santificação (vs. 10 – 16); fazer tudo, quer por palavras ou ações, em nome do Senhor (vs. 17).  Em Filipenses 4.8, Paulo ensina como se pode ter um coração puro: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, nisto pensai”.

Para alcançar a bem-aventurança de um coração puro, devemos lembrar das palavras de Jesus Cristo após vários ensinamentos: “Se, de fato, sabeis estas coisas, sereis bem-aventurados se as praticardes” (João 13.17). Se quisermos ter um coração puro, é começar a praticar tudo o que o Senhor, por meio de Sua Palavra, nos ensina.

Pr. Miguel Horvath

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles