“As coisas encobertas pertencem ao Senhor e as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que obedeçamos a todas as palavras da lei” (Almeida século 20). “Há coisas que não sabemos, e elas pertencem ao Senhor, nosso Deus; mas o que Ele revelou, isto é, a sua Lei, é para nós e para os nossos descendentes, para sempre. Ele fez isso a fim de que obedecêssemos a todas as suas leis” (Nova Tradução na Linguagem de hoje).

A curiosidade e o desejo de conhecer tudo é natural na vida humana. Há coisas que não sabemos e que só o Senhor sabe. O apóstolo Paulo disse: “Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido de Deus.” (I Coríntios 13.12). Precisamos sempre ter em mente que, nesta vida terrena, nunca chegaremos ao pleno conhecimento de tudo.

É fácil constatar como o desenvolvimento da mente humana é crescente na vida do ser humano: quando criança, como o próprio Paulo reconhece, só podemos pensar como criança, mas assim que chega à idade adulta, já pode pensar e agir de uma forma bem mais ampla e completa. É certo que, se o pecado não tivesse entrado no mundo pela desobediência humana, o nosso conhecimento seria incalculavelmente maior pela comunhão plena com Deus. O Senhor é a fonte de todo o conhecimento, e a comunhão com Ele vai abrindo, cada vez mais, a nossa capacidade de ver e entender todas as coisas.

Moisés, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu que há coisas que ainda estão encobertas para nós, pois ainda não é momento para o Senhor revelar. Jesus, no seu ministério terreno, afirmou que havia coisas que os discípulos ainda não estavam prontos para entender e que chegaria o momento certo para entenderem tudo o que Ele fazia. O que está claramente revelado é para que nós tomemos conhecimento do que o Senhor quer de cada um de nós e para que obedeçamos em tudo o que está revelado na Palavra divina. O que ultrapassar a nossa capacidade de compreensão deve ser aceita pela fé.

O autor de Hebreus, ao escrever o capítulo 11, mostra a necessidade e o valor da fé para que sejamos aprovados por Deus: “Por meio da fé os antigos alcançaram aprovação de Deus” (11.2). “Pela fé entendemos que o universo foi criado pela Palavra de Deus, de modo que o visível não foi feito do que se vê” (11.3). Ainda que não possamos entender como, do nada, o Senhor fez toda a maravilhosa criação, pela fé, aceitamos plenamente que assim foi. “Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a Ele precisa crer que Ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-Lo melhor” (11.6). Davi afirmou que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Salmos 111.10). Depois, seu filho Salomão reafirmou a mesma verdade, acrescentando “…e o conhecimento do Senhor é o entendimento” Provérbios 9.10).

Logo, o verdadeiro conhecimento só pode ser alcançado por meio do nosso Deus. A sabedoria do mundo sempre será incompleta ou até contrária à verdade se ela ignorar o Senhor Absoluto de toda a sabedoria, o Deus eterno. Por isso, devemos ter cuidado com toda a ciência e sabedoria humana que não se submete à revelação divina para os homens. Devemos saber que só Deus tem o pleno conhecimento. Por isso, nunca deveremos recorrer a meios escusos para saber qualquer coisa, como consulta aos mortos, criptografias, horóscopos, cartomantes e nem confiar na “falsa ciência”. O que é necessário ao nosso conhecimento, Deus já revelou plenamente por meio das páginas das Escrituras e deu sabedoria aos homens para que desenvolvessem o seu conhecimento nas várias áreas humanas para o progresso e bem-estar dos homens. Esse desenvolvimento notável que o mundo tem alcançado é pela capacidade com que dotou o ser humano. Daniel profetizou que, no final dos tempos, a ciência e o conhecimento humano se espalhariam pelo mundo. “Mas você, Daniel, guarde segredo sobre esta profecia. Deixe-a selada para que ela só seja entendida perto do fim dos tempos, quando a ciência e o conhecimento se espalharão por todo o mundo” (Deuteronômio 12.4).

A lição que devemos aprender é confiar em Deus e obedecê-Lo, mesmo que haja muitas coisas que ignoramos e gostaríamos de saber, pois só Ele é Deus e conhecedor de todas as coisas. A revelação que precisávamos e precisamos está plenamente revelada nas páginas das Sagradas Escrituras. Quando estivermos livres para sempre do pecado, o Senhor revelará coisas mais maravilhosas ainda.

Pr. Miguel Horvath

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles