Tenho brincado, frequentemente, que, com o nascimento da nossa filha, fomos introduzidos em um mundo que tínhamos deixado há muito tempo – tanto que já nem nos lembrávamos mais. Refiro-me ao mundo dos desenhos infantis, ao mundo das crianças, no qual temos descoberto muitas coisas boas, outras nem tanto e muitas outras ruins, danosas e nocivas.
Dentre as coisas boas, tem sido um prazer assistir a um desenho (antigo para os pais de longa data, porém novo para nós) chamado os Vegetais, especialmente o episódio “Madame Blueberry”. Não vou descrever o que acontece no episódio, mas recomendo que você e sua família assistam:
Facilmente, você identificará que o tema do episódio é sobre gratidão e contentamento, tema que todos nós, constantemente, precisamos revisitar (adultos e crianças). Sobre isso, Paulo, escrevendo aos crentes de Filipos, diz: “Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.” – Filipenses 4.12
Ao refletir sobre o texto, o tema e o desenho, concluo que jamais seremos ou estaremos contentes enquanto não formos verdadeiramente gratos por aquilo que temos. Desejo profundamente que eu, minha família e minha igreja (IBVM) aprendamos a viver contentes.