“Ah! Se vocês derem ouvidos à voz do Senhor nosso Deus e guardarem as leis ordenadas por Ele escritas neste Livro da Lei! Ah! Se vocês se converterem ao Senhor nosso Deus, de todo o coração e de toda a alma! Então Ele terá alegria!” (Dt 30. 10 A Bíblia Viva).
Na semana passada vimos que todo o ser humano, quer queira, quer não, depende de Deus, pois, Ele é o Criador, o mantenedor e o sustentador de tudo e de todos. Só Ele é eterno, Só Ele é Todo Poderoso, o único Soberano que não depende de ninguém. Ao contrário todos somos dependentes de Deus.
No texto citado, o Senhor faz uma lamentação sincera pelo fato dos homens não quererem ouvi-Lo e nem obedecê-Lo. Neste apelo dramático mostra como o homem poderia ser verdadeiramente feliz: convertendo-se ao Senhor de coração e alma. Reconhecê-Lo como único Deus para servir e adorar, obedecendo aos seus mandamentos.
Deus continua falando aos homens: “Obedecer a estas leis não é coisa que está além suas forças. Não! Pois estas leis não estão nos céus, distantes demais para que possam ser ouvidas e obedecidas (…), pois elas estão bem perto – nos seus corações e lábios – de maneira que vocês podem muito bem obedecer a elas. Olhem! Hoje proponho a vida ou a morte, o bem ou o mal. Depende de que estejam dispostos a obedecer ou a desobedecer. Ordeno hoje que amem ao Senhor nosso Deus, que sigam os caminhos traçados por Ele, que guardem os mandamentos e as leis que Ele ordena (…). Somente assim o Senhor nosso Deus abençoará vocês (…) Tomo hoje os céus e a terra por testemunhas contra vocês, que hoje dei a vocês a oportunidade de escolherem a vida ou a morte, a bênção ou a maldição. Oh! Escolham a vida! Sim, para que vocês e seus descendentes possam viver. Tomem a decisão de amar ao Senhor nosso Deus e de obedecer a Ele – de ficar junto a Ele! Pois só no Senhor vocês poderão ter vida, e vida longa” (A Bíblia Viva – Dt 30. 11 – 20a).
Ouçamos a voz de Deus e veremos como tudo se transformará para melhor.
Pr. Miguel Horvath