O apóstolo Paulo, em Romanos 4.1-4 e em Gálatas 3.6-9, apresenta Abraão como pai da fé e pai de todos os crentes em Cristo Jesus. Ele é exemplo de fé, pelo fato de crer na palavra de Deus, que lhe foi revelada, diretamente, pelo Senhor. Ouviu que deveria sair de sua terra, de sua parentela e ir para a terra que o Senhor lhe indicaria. Ele obedeceu, deixou a sua terra e partiu para um lugar desconhecido (Gênesis 12.4). Recebeu a promessa de que sua esposa estéril geraria um filho e creu nisso (Gênesis 15.4-6). O Senhor, depois de ter concedido o filho prometido, pediu que o levasse a um monte e o oferecesse em sacrifício. Sem discutir, foi entregar o seu filho como sacrifício (Gênesis 22.1-19). Esses passos de obediência total ao Senhor fizeram-no pai de todos os que creem em Deus.

Devemos, como Abraão, obedecer a Deus em tudo que exigir de nós. Para isso, precisamos conhecer a sua palavra revelada: a Bíblia. Como diz o autor de Hebreus, Deus falou, no passado, de várias maneiras e, por fim, Ele veio a este mundo trazer a revelação completa para todos os homens por meio da pessoa de Cristo.

Conhecendo a Palavra de Deus precisamos confiar plenamente no Senhor. Ele tem os planos e propósitos para vida de cada um de nós. Devemos crer que suas promessas são verdadeiras. Ele nunca falha. Abraão creu firmemente contra todas as esperanças humanas, e o Senhor foi fiel no cumprimento de sua palavra revelada. Procuremos viver pela fé, pois, o nosso pai na fé provou que vale a pena crer e obedecer.

Pr. Miguel Horvath

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles