Todos têm interesse em conhecer o futuro. Por isso, há tantos astrólogos, futuristas, videntes, horóscopos, entre outros, oferecendo o que nem eles sabem. Só há um que conhece de fato o futuro, não só da vida de cada um de nós, mas o futuro de tudo: o Deus Eterno.
A vida de Abraão deve servir de exemplo de como caminhar para um futuro desconhecido, confiando em Deus, que planeja o futuro. “Pela fé, Abraão quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança, e partiu sem saber para onde ia” (Hebreus 11.8). Aprendamos a entregar todo o nosso futuro nas mãos de Deus, sabendo que esse é o melhor caminho.
Abrão vivia em Ur dos caldeus, uma cidade grande, com cerca de 250 mil habitantes, rica, mas também violenta, imoral e idólatra. Deus chamou Abrão para que saisse de sua terra, de sua parentela e da casa de seu pai, e fosse para a terra que Ele lhe mostraria (Gênesis. 12.1), com a promessa de fazer dele uma grande nação, sendo abençoado, tendo seu nome engrandecido e dele vir a ser uma bênção. Todos que o abençoassem seriam abençoados, e os que o amaldiçoassem seriam amaldiçoados. A promessa ia além: todas as famílias da terra seriam abençoadas por meio dele (Gênesis 12.2 – 4).
Abrão obedeceu ao Senhor e partiu confiando plenamente nEle. Começou a caminhar ouvindo e obedecendo às ordens do Senhor. Apesar das lutas e dificuldades, ia prosseguindo sabendo que Deus estava fazendo o melhor não só para ele e sua família, mas para todas as famílias da terra.
Caro irmão, você tem buscado viver de um modo separado das influências pecaminosas da nossa sociedade hodierna? Mesmo vivendo em um mundo corrupto, tem mantido sua honestidade? Ainda mais, vivendo num mundo imoral, você tem mantido sua pureza? Você tem procurado andar pela fé?
Pr. Miguel Horvath