Finalizamos o estudo da epístola aos colossenses enfatizando que a vida do novo homem deve causar um impacto positivo na sociedade em que vive, não apenas com palavras, mas também com a maneira de viver. O relacionamento interpessoal harmonioso, que deve caracterizar a vida do novo homem, envolve as três áreas: família, igreja e sociedade. Há listas semelhantes em Efésios 5.21 a 6.9; em I Pedro 2.18 – 25; 3.1 – 9; em I Timóteo 2.8 – 15, 6.1 – 19 e em Tito 2.1 – 10. Nos círculos acadêmicos, essas litas de regras ou deveres são conhecidas como Haustafeln (termo alemão cujo significado é “lista de regras ou deveres para os membros de uma família”).

A conduta do novo homem deve ser notada pelo seu amor, pela sua alegria, pela sua paz, pela sua paciência, pela sua benignidade, pela sua bondade, pela sua fidelidade, pela sua amabilidade e pelo seu domínio próprio (Gálatas 5.22 e 23). O seu agir e falar nos relacionamentos interpessoais devem obedecer à lei áurea estabelecida por Jesus Cristo (Mateus 7.12): tratá-los como gostaria de ser tratado.

A vida do novo homem deve lembrá-lo de que a velha natureza, com todas as suas mazelas, precisa ser vencida. Ele já tem a nova natureza espiritual que busca a vitória completa sobre o pecado, mas que isso vai sendo alcançado paulatinamente. Para viver como novo homem, é preciso aprofundar-se no conhecimento bíblico e na comunhão com Deus. Mesmo vivendo num mundo corrompido e materialista, o seu olhar deve estar voltado para Cristo, a fim de seguir o seu exemplo de vida quando esteve aqui na terra para realizar a obra redentora.

O novo homem deve estar preocupado com o seu semelhante, especialmente àquele que ainda não conhece a verdade do Evangelho. Ele dispõe de dois meios excelentes para fazer o Evangelho conhecido pelos que convivem com ele: testemunho de vida e apresentação de Jesus Cristo como o único meio de salvação e de transformação de vida.

Para realizar essa tarefa como discípulo de Cristo, o novo homem precisa orar ao Senhor por sua vida de testemunho e pelos que ainda não conhecem a Cristo. A vida do novo homem deve impactar a vida dos que vivem ao seu redor. Mesmo os mais incrédulos admiram a vida diferente do salvo. Deve levá-los a descobrir o segredo de vida que admiram. Também pedir a Deus a orientação para levar pessoas aos pés de Jesus Cristo.

Pr. Miguel Horvath

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles