Uma doutrina preciosa e fundamental na fé cristã é a volta visível de Jesus Cristo à terra para a consumação de toda a história humana, seguindo-se o julgamento final, quando o destino eterno de todo o ser humano será confirmado. Será confirmado porque, segundo o ensino de Cristo, cada um, quando em vida, já determina qual será o seu destino eterno (João 3. 18, 36). Com a morte, o destino estará selado, aguardando apenas o julgamento final.

Já nos dias de Pedro, os falsos mestres zombavam da veracidade do retorno do Senhor (II Pedro 3.3 e 4). Nos últimos séculos, surgiram novas teorias sobre a volta do Senhor, baseadas em falsas revelações. São falsas porque toda a revelação bíblica está completa. Nada pode ser tirado, modificado ou acrescentado ao que está na Bíblia, inclusive sobre a segunda vinda do Senhor. Esta vinda não só é certa, como também será visível a todos. Jesus voltará em glória junto com o grande cortejo dos salvos desde Adão até aquele esplendoroso dia.

Desde os dias apostólicos até hoje, sempre há pessoas que não creem na segunda vinda de Cristo para a consumação da história e o julgamento final. Entre eles, falsos mestres, para a sua própria satisfação, negam a ideia sobre a responsabilidade pessoal futura. Há também os que ridicularizam dizendo: “Onde está a promessa da volta iminente de Cristo?”, e muitas vezes dizem: “tudo continua como dantes”. Também há pessoas que se dizem salvas que não desejam a volta imediata de Cristo. Outras que, tão preocupadas ou satisfeitas com a vida que estão levando, esquecem ou ignoram completamente esta realidade bíblica. Daí a necessidade de chamar a atenção de todos no sentido de estarem sempre preparados para a volta do Senhor.

A certeza da volta de Cristo é uma garantia bíblica. No Velho Testamento, os profetas, continuamente, prediziam sobre o “dia do Senhor”, o julgamento escatológico (Isaías 66. 15 e 16; Malaquias 4. 1 – 3). No Novo Testamento, Jesus deixou bem claro que voltaria. Ao subir ao céu – voltando da primeira presença visível na terra –, dois anjos surgem a anunciam: “Varões galileus, porque estais olhando para o céu? Este Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” – Atos 1.11. Os apóstolos, em suas epístolas, falam claramente da certeza da volta de Cristo. O livro de Apocalipse é encerrado com a reafirmação certa da volta do Senhor (22. 7, 12, 20). O último apelo de João é: “Ora vem, Senhor Jesus.” – Apocalipse 22. 20b

O irmão está preparado para a volta certa de Jesus Cristo?

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles