“Tranquilamente entreguem-se aos cuidados de Cristo, como Senhor, e se alguém perguntar porque vocês creem assim, estejam preparados para contar-lhe, e façam-no de uma maneira amável e respeitosa” – I Pedro 3.15 – A Bíblia Viva

Vivemos dias difíceis em que há não só um predomínio do antropocentrismo, mas também a multiplicação de heresias. O antropocentrismo considera o homem como referencial único, o centro de tudo ou ainda a interpretação do Universo em termos de valores, feitos e experiências humanas. Isso leva, muitas vezes, ao hedonismo. O hedonismo é a tendência em considerar que o prazer, ou felicidade, individual e imediato é a finalidade da vida.  A única preocupação é em alcançar a felicidade pessoal de qualquer modo. Ao lado dessa tendência, vemos a frutificação da deturpação do padrão de vida estabelecido pela Bíblia (que para nós crentes, denominados batistas, é a nossa única regra de fé e prática) e, consequentemente, o crescimento de aberrações doutrinárias.

Qual deve ser a nossa atitude no cenário que a nossa sociedade atual apresenta? O apóstolo Pedro respondeu: “entreguem-se aos cuidados de Cristo, como Senhor” (BV); ou noutra versão: “antes santificai a Cristo, como Senhor em vossos corações” (SBB); ou ainda “reverenciai a Cristo como Senhor em vosso coração” (BKJ). A nossa atitude diante do mundo atual é buscar, confiar e consagrar nossa vida ao nosso Senhor Jesus Cristo. Ter uma vida de acordo com a fé que professamos. Uma vida transformada pelo poder do Evangelho de Jesus Cristo fala mais alto do que as nossas simples palavras de testemunho, fato que apenas reforça o dever de falar de Cristo a todos que ainda não ouviram a mensagem de salvação. Não devemos conformar com os padrões deste mundo (Romanos 12.1).

Mas se alguém perguntar: por que você é crente batista? Você saberá responder corretamente? A apresentação dos motivos deve ser convincente, seja qual for o motivo da pergunta. O apóstolo Pedro exortou-nos para que estejamos preparados para responder de uma maneira amável e respeitosa. Para que respondamos corretamente, precisamos ter convicção do que cremos, como Paulo confessa a Timóteo: “…porque eu sei em quem tenho crido e estou certo de que Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia” (II Timóteo 1.12 b). Ter convicção de que Cristo transforma a vida daquele que se entrega em suas mãos. Precisamos também conhecer bem os ensinos bíblicos para mostrar que a nossa fé está alicerçada nos seus ensinos.

O conhecimento da Bíblia é fundamental não apenas para responder em que e em quem está alicerçada a nossa fé, mas também para ter uma vida conforme o desejo do Senhor: uma vida de santidade no meio de uma sociedade corrompida pelo pecado. Sem esse conhecimento, não só teremos dificuldade em responder a quem nos indagar, como também corremos o risco de sermos crentes que são “como crianças, levadas de um lado para outro pelas ondas teológicas, nem jogadas para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela malícia de certas pessoas que induzem os incautos ao erro” (Efésios 4.14 – BKJ).

Hoje, pelo pouco conhecimento doutrinário, muitos vão pulando de uma igreja para outra correndo atrás de novidades. Há necessidade de convicção pessoal de um encontro verdadeiro com Cristo e de uma fé firmada nas Sagradas Escrituras. Com isso, permaneceremos firmes em nossa fé em Cristo e saberemos responder com toda a mansidão a razão de nossa fé e esperança em Cristo a quem nos indagar.

Pr. Miguel Horvath

Receive the latest news in your email
Table of content
Related articles