Há quem diga que não gosta de doutrina. Quem diz isso não conhece o significado e a importância dela. O dicionário Michaelis 2000 diz: “Doutrina – 1. Ensino que se dá sobre qualquer matéria. 2. Conjunto de princípios em que se baseia um sistema religioso, político ou filosófico. 3. Instrução.” Tendo em mente esses conceitos, podemos entender que doutrina bíblica ou cristã é o conjunto dos princípios bíblicos em que se baseia a nossa fé ou, ainda, simplificando: doutrina bíblica nada mais é do que o conjunto de ensinos que a Bíblia apresenta.
A doutrina que norteia a nossa fé é importante porque vai determinar como devemos nortear a nossa vida de acordo com a vontade de Deus. No tempo de Israel, o povo andava afastado do Senhor pela falta de conhecimento de Deus: “pois o meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento” (Oséias 4.4) e Isaías completa: “Portanto o meu povo é levado cativo por falta de conhecimento; e os seus nobres estão morrendo de fome e a sua multidão está seca de sede” (Isaías 5.13). O povo, hoje, é levado por qualquer pregador de novas doutrinas porque está faltando o conhecimento da Palavra de Deus. Os homens estão morrendo de fome e sede da Bíblia. Eles sentem a necessidade espiritual e são alimentados com falsos ensinos, que, aparentemente, são verdades bíblicas, mas que, na realidade, não o são. São distorções do ensino bíblico. Paulo também mostra as consequências da falta do conhecimento de Deus: “Voltai à sobriedade, como convém, e não pequeis mais; porque alguns ainda não têm conhecimento de Deus. Digo isso para vossa vergonha” (I Coríntios 15.34). Vida íntegra, fé verdadeira, só com o conhecimento bíblico.
Vivendo num mundo em que as falsas religiões e as filosofias ideológicas e políticas se multiplicam, a relevância da doutrina bíblica se faz imperativa. Paulo declara que a falta do conhecimento bíblico é a causa da inconstância dos crentes imaturos, que se deixam levar ao redor por todo o vento de doutrina, pela mentira dos homens, pela sua astúcia na invenção do erro (Efésios 4.14). Se não tivermos um conhecimento bíblico profundo, corremos o risco de sermos levados pelos ventos de falsos profetas e falsos apóstolos.
A doutrina bíblica é importante para que atinjamos a maturidade cristã. Para deixarmos de ser “crianças em Cristo”, precisamos nos alimentar diariamente com a Palavra de Deus. O conhecimento vem pela assimilação dos ensinos bíblicos. Para alcançar isso, precisamos ler a Bíblia. Meditar nos seus ensinos e nos aprofundar em todas as doutrinas. Sem conhecimento sólido da Bíblia, corremos o risco de sermos induzidos a falsas interpretações. Precisamos assumir a postura dos irmãos de Beréia, que após ouvirem cada pregação de Paulo, examinavam as Escrituras para ver se as coisas eram de fato assim (Atos 17.11). Ao ouvirmos a pregação da Palavra, devemos estar atentos ao que o mensageiro diz. Se já conhecemos bem a Bíblia, podemos aceitar como verdade ou não o que está sendo dito. Se surgir qualquer dúvida, ao chegar em casa, devemos abrir a nossa Bíblia e conferir a veracidade ou não daquilo que ouvimos. Se a dúvida permanecer, podemos consultar livros teológicos confiáveis ou, ainda, buscar a orientação correta do pastor, desde que comprovadamente aprovado na sua fidelidade doutrinária.
A doutrina cristã é relevante para que tenhamos uma vida correta diante do Senhor. É por meio do ensino bíblico que sabemos o que é certo e errado. O que devemos fazer ou deixar de fazer. Só podemos cumprir a vontade de Deus se conhecermos a Deus como Ele realmente é e o que deseja de cada um de nós.
A doutrina bíblica é importante também para capacitar o crente a responder a qualquer pessoa que desejar saber a razão da nossa fé. Devemos ter a convicção do que cremos e em quem cremos. Como responder a perguntas como: Porque observamos o 1º dia da semana como dia de descanso e não o 7º?; Porque o crente não deve tomar bebidas alcoólicas?; Por que o sexo só é lícito após o casamento e só com o seu cônjuge?; Por que o crente não deve ler e crer em horóscopo?; Por que o crente deve respeitar e orar pelos governantes, ainda que não tenham as mesmas convicções?; Por que o crente tem obrigação de perdoar todos e tudo?; A Bíblia condena o homossexualismo?. E inúmeras outras perguntas que são frequentes em nossos dias. Há resposta para tudo na Bíblia. Daí a necessidade premente do conhecimento de suas doutrinas.
Pr. Miguel Horvath