No Novo Testamento, a Igreja é a reunião total ou parcial dos filhos de Deus ao redor de Jesus Cristo, vivendo para refletir o caráter de Deus neste mundo. É um grupo de pessoas que se coloca debaixo do senhorio de Jesus Cristo e vive para cumprir os propósitos divinos. Ao estabelecer sua Igreja, Cristo queria que ela servisse de sal da terra e luz do mundo (Mateus 5.13 e 14). O apóstolo Paulo ilustrou bem esse propósito quando chamou os cristãos de “luzeiros no mundo” (Filipenses 2.15).
Nesta perspectiva, a Igreja é uma instituição altamente relevante, pois desempenha um papel terapêutico (medicinal) na sociedade. Ou seja, quando o cristão influencia pessoas por meio da pregação do Evangelho e de uma vida que reflete o caráter de Cristo, provoca repercussões e mudanças nos indivíduos e, consequentemente, na sociedade como um todo. O sal e a luz fazem profunda diferença onde estão presentes e, do mesmo modo, a sociedade precisa ser impactada pela presença daqueles que foram transformados pelo Evangelho. É preciso que se sinta o impacto dos conceitos e estilo de vida dos cristãos.
Muita gente conhecida como cristã, em vez de fazer diferença na sociedade, infelizmente, tem aderido a uma mentalidade secularizada, dominada por conceitos e práticas que contrariam o caráter de Deus, deixando assim de cumprir o propósito para o qual foi criada. Tiago, o irmão do Senhor, afirmou que “Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tiago 4.4). É preciso muita atenção, pois quando nossa maneira de pensar e viver contraria os princípios revelados por Deus nas Escrituras, estamos nos associando ao “mundo” e nos tornando inimigos de Deus. Portanto, o desafio, como Igreja, é que exerçamos nosso papel terapêutico na sociedade, influenciando e trazendo saúde nas mais diversas áreas, apontado o Cristo Salvador e um modelo de vida pautado no amor ao próximo e a Deus acima de todas as coisas.
Que as pessoas conheçam Jesus Cristo por meio da nossa pregação falada e vivida! Que elas vejam Cristo em nós! Que Deus nos ajude a cumprir nosso papel terapêutico na sociedade!
Pr. Adarlei Martins