Quando contemplamos este imenso universo em que está situado o planeta Terra, ficamos encantados com sua estrutura colossal e sua beleza sem igual. Ao observarmos o lindo cenário noturno, todo estrelado e com a lua a brilhar, ficamos pensando como tudo isso surgiu e como, no meio desta imensa vastidão, há uma criatura tão pequena, o ser humano, mas dotado de uma capacidade incrível. Diante desse mistério, surge a figura do Criador do universo, revelando-se por meio de suas obras (Romanos 1.19 e 20; Salmos 19.1 – 6). Ao contemplar a obra da criação, o homem pode perceber a existência de um Ser grandioso que criou, sustenta e a governa: Deus.
Para o homem conhecer esse Ser grandioso, havia necessidade de uma revelação direta. O autor da criação revelou-se às suas criaturas, falando com os homens, por Ele escolhidos e orientados, para escreverem quem Ele é, como fez o universo, como criou o homem e todas as demais coisas. Revelou que criou o homem à sua imagem e semelhança para ser a coroa da criação, para que se multiplicasse e povoasse a Terra. O homem viveria eternamente feliz se obedecesse à Sua voz e as consequências terríveis da desobediência. Essas e todas as revelações necessárias para que os homens O conhecessem, O buscassem e O adorassem fez através de homens escolhidos e inspirados pelo Santo Espírito, dando origem à Bíblia.
Deixou a Bíblia para ser o Guia Divino para orientar os homens no decorrer de sua jornada terrestre: “A Bíblia é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho” (paráfrase do Salmos 119.105). Sem a Bíblia, o homem não pode conhecer o único e verdadeiro Deus. Ela traz a orientação da única solução para todos os problemas do homem: Jesus Cristo. Ainda mais, a Bíblia é único livro que é o roteiro de uma vida feliz e orientador do verdadeiro caminho para o céu.
Esse Guia Divino, que começou a ser escrito por volta de 1.400 A.C e que foi completado perto do ano 100 da era cristã, apresenta uma unidade sem par, pois, ainda que escrito por homens, o verdadeiro autor e inspirador é Deus. Esse livro tão antigo é tão atual que a sua mensagem é verdadeira ainda em pleno século 21. A Bíblia é a única regra de fé e conduta que todos os homens deveriam ler, meditar e seguir. Com esse Guia Divino, o homem pode caminhar seguro e feliz em toda a sua jornada terrestre.
Pr. Miguel Horvath