1. 1

Bíblia: A Poderosa Palavra de Deus!
Publicado em 2015-12-11

“Um simples leigo armado com as escrituras é maior que o mais poderoso papa sem elas” Martinho Lutero, em 14 de julho de 1519, durante uma disputa teológica.

A Bíblia é o livro mais antigo e publicado no mundo inteiro, mas também o mais negligenciado entre os homens. Durante vários séculos, ela foi alvo de ataques que visavam o seu descrédito. Tentativas de negar a sua veracidade, bem como sua autoria, ainda se dão com muita frequência em nossos dias pelo chamado liberalismo teológico. A grande ironia em tudo isso é que quanto mais o ser humano busca negar a autenticidade e a historicidade dela, mais ainda ela se apresenta como sendo um livro infalível e inerrante.

A Bíblia é um livro especial porque possui uma dupla autoria: a humana e a divina. Ao mesmo tempo em que homens comuns escreveram o que estava em suas mentes e corações, suas palavras eram exatamente as mesmas que Deus almejava que fossem registradas (2 Pedro 1: 20 e 21). A Bíblia nos ensina tudo que precisamos saber para um viver piedoso e louvável (2 Pedro 1: 3). Ela nos encoraja e desafia diariamente a nos conformarmos à imagem de Cristo (Romanos 8: 29). Por meio dela podemos nos relacionar corretamente com Deus e ouvir a Sua voz, como bem disse o apóstolo Paulo: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra” (2 Timóteo 3: 16).

As Escrituras também ocuparam um lugar central na Reforma Protestante, sendo um distintivo entre a fé católica e a fé reformada. Para a igreja protestante, a Bíblia é a única fonte normativa confiável e segura de onde emanam todos os princípios e valores que fundamentam a nossa convicção.

Amada Igreja, meu desejo e minha oração é que possamos sempre ser reconhecidos neste mundo como cristãos bíblicos, que amam a Lei do Senhor e nela meditam de dia e de noite, sem se desviar para nenhum outro caminho (Josué 1: 8).

Sola Scriptura et Tota Scriputra!

Pr. Roni Santos




Voltar