1. 1

Você é um bom amigo?
Publicado em 2015-08-14

“Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” –  Provérbios 17:17.

Ao longo da nossa caminhada conhecemos algumas pessoas que farão parte da nossa história de vida. Algumas delas estão tão presentes em nossos corações e mentes que acabam por compor a nossa própria família. Eu mesmo fui um grande amigo e admirador [e continuo sendo até hoje] da Glaucia, minha esposa. Mas há ainda aquelas pessoas com quem compartilhamos também nossas alegrias e frustrações e nos são íntimas, mas não possuem um elo sanguíneo direto conosco. Estou me referindo aqui aos nossos amigos.

A amizade é uma bênção de Deus para nós, pois ao criar o homem como sendo um ser social, Deus nos concedeu o privilégio de nos relacionarmos com aqueles que estão ao nosso redor e de experimentarmos da sua influência e presença. Por isso, uma boa amizade pode ser facilmente percebida pelo companheirismo e pelos conselhos ofertados nos momentos difíceis da vida.

Infelizmente, nem todos os que estão ao nosso redor [inclusive no meio da Igreja] devem necessariamente ser considerados bons amigos no sentido bíblico, e é o apóstolo Paulo quem nos alerta sobre isso, dizendo: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15: 33). Semelhantemente, o salmista também nos alerta para essa verdade, dizendo: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” (Salmos 1: 1). A preocupação desses autores bíblicos ao exortar sua audiência é chamar a atenção do povo de Deus para os prejuízos decorrentes de cultivarmos as más amizades em nossos relacionamentos.

Bons amigos são aqueles que nos aproximam de Deus ao nos ofertar conselhos santos, firmados na Sua eterna Palavra. Bons amigos são aqueles que se preocupam com a nossa saúde espiritual, falando sempre a verdade em amor (Provérbios 27: 6). O cuidado e a disposição dessas pessoas para conosco nos encorajam a prosseguir honrando a Deus com nossas vidas. Diante dessas preciosas verdades, quero manifestar o meu amor e a minha gratidão a todos os amigos que o Senhor me tem concedido no exercício do pastoreio da Igreja Batista de Vila Mariana. Obrigado pela amizade de cada um de vocês!

“Procurando ser um bom amigo. Procurando ser um bom amigo”, pastor Roni Santos.

Pr. Roni Santos




Voltar