1. 1

Dia do Pastor
Publicado em 2015-06-14

Vivemos uma época de crises e preocupações. Na tentativa de amenizar seus problemas cotidianos, muitos contratam um personal trainer para manter a forma física, um coach para aconselhamento profissional, um médico particular para cuidar de sua saúde e até um consultor de negócios que possa orientar sobre suas finanças. Não há nada de errado em buscarmos ajuda com profissionais de confiança mas precisamos de alguém mais íntimo, que possamos confiar todas angústias de nossa alma, que possa nos ouvir, nos repreender e corrigir quando necessário, que nos console nos momentos de tristeza e também celebre conosco os momentos de alegria e vitórias, que dobre seus joelhos conosco pedindo a intervenção de Deus sobre nossas vidas. Quem é este? Seu pastor. Se para diversas áreas das nossas vidas escolhemos “a dedo” os profissionais, qual o perfil de um pastor? Vejamos algumas características e qualidades básicas daqueles que são escolhidos para conduzir os rebanhos do Senhor:

1 Timóteo 3:2-7: irrepreensível, marido de uma só esposa, moderado, sensato, respeitável, hospitaleiro, apto para ensinar, não apegado ao vinho e ao dinheiro, amável, pacífico, que governe bem sua própria família, não recém convertido e de excelente reputação;

1 Pedro 5:1-4: aquele que apascenta seu rebanho com desejo de servir e não por ganância;

Galátas 1:10: servo que procura agradar primeiro a Deus.

Somos uma igreja privilegiada pois temos pastores que têm essas qualidades, que cuidam das nossas crianças ensinando-as desde a tenra idade a seguirem os caminhos do Senhor, que aconselham os jovens a fugirem das tentações deste mundo e lhes dão base para o início de um namoro saudável, que orientam os casais em seus problemas conjugais e familiares, que ouvem com amor e paciência os idosos com suas dificuldades da idade avançada, e que visitam todos aqueles que estão enfermos, zelando assim por nossas vidas e tendo como exemplo Jesus o Bom Pastor (João 10:11). 

Nosso papel como ovelhas é obedecermos a nossos pastores reconhecendo-os como ungidos do Senhor, e que têm sido usados por Ele para orientar-nos no caminho da verdade. Estejamos em constante oração por suas vidas para que continuem sendo exemplo de fé e vida para todos nós (Hebreus 13:7,17).

Então pastores da IBVM, nesta data especial, de todo coração nosso muito obrigado!

Presidente do Ministério Diaconal

Anselmo Benetti




Voltar